A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

10/06/2009 19:35

Fusão da Oi com Brasil Telecom vem gerando demissões

Redação

Mato Grosso do Sul já está sentindo o impacto da fusão entre as empresas de telecomunicações Brasil Telecom e Oi, com o quadro de funcionários se estagnando em virtude de demissões em massa. Não é diferente em Estados como Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

Com atuação em dez Estados e um total de 5,7 mil trabalhadores diretos, mais terceirizados, a Brasil Telecom pode demitir até 1,9 mil trabalhadores com a incorporação, o que significará uma queda de receita na capital federal de pelo menos R$ 170 milhões por ano. A estimativa é do Sinttel/DF (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações).

Em contrapartida, a Fittel (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações) estima que até 8 mil pessoas possam ser demitidas em todo o país.

Na Capital, diversos profissionais já foram demitidos, inclusive com funções de confiança como gerentes, pessoal de call center, assessoria de comunicação, garante a Federação.

Em Brasília não é diferente, pessoas que estavam há mais de 20 anos na empresa foram reconduzidas a cargos incompatíveis com suas funções e receberam a imposição de permanecer nos novos cargos ou serem demitidas; muitas preferiram a demissão, denuncia a entidade.

O grande número de demissões está concentrado no pólo de Brasília, onde desde a fusão 350 funcionários da empresa e mais 460 terceirizados foram mandados embora. Cargos de gerência e comando, com salários mais altos, e também aqueles da base da empresa, com pagamentos mensais mais baixos foram cortados.

Sindicatos querem negociar a manutenção qualitativa de empregos nas empresas. Na visão de alguns sindicalistas, não adianta demitir, por exemplo, 4 mil trabalhadores e contratar outros 4 mil ganhando a metade da remuneração mensal.

Outra agravante está na consequência que essas demissões poderá causar na qualidade dos serviços públicos de concessão.

Agências têm até hoje para se credenciar para receber turistas chineses
Agências de turismo e viagens do Brasil que têm interesse em trabalhar com turistas chineses devem se habilitar junto ao Ministério do Turismo. O pr...
Receita Federal paga R$ 43 milhões no último lote do Imposto de Renda em MS
A Receita Federal paga nesta sexta-feira (15) o último lote do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), de 2017, que contempla 30.300 contribui...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions