ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Gasolina e gás de cozinha devem fechar ano sem aumentos

Redação | 13/03/2008 12:47

O Copom (Comitê de Política Monetária) manteve, em divulgação feita hoje, a projeção de que, ao final de 2008, gasolina e gás de cozinha não terão aumentos acumulados. Também foi mantida a projeção de reajuste da tarifa de telefonia fixa em 3,5% para o ano. No caso do preço da energia, estimativa para o acumulado do ano foi alterada de uma previsão de reajuste de 3,4% para 1,1%.

Quanto ao preço do petróleo, o Copom considera que o aumento do preço do barril observado recentemente "reflete, além de mudanças estruturais no mercado energético mundial, tensões geopolíticas recorrentes". Mesmo assim, prevê preços domésticos da gasolina inalterados em 2008.

O órgão ressaltou, entrentanto, que "a elevação consistente dos preços internacionais do petróleo se transmite à economia doméstica tanto por meio de cadeias produtivas, como a petroquímica, quanto pela deterioração que termina produzindo nas expectativas de inflação dos agentes econômicos".

O relatório do Copom também lembrou que preços de outras commodities, especialmente grãos, também mostraram elevação, "a despeito do maior pessimismo sobre as perspectivas para o crescimento da economia mundial, e da turbulência nos mercados financeiros globais".

A divulgação feita hoje é da data da última reunião, em que o o Copom manteve a taxa de juros básica do País em 11,25% ao ano. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias