ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Governo determina isenção de imposto para 174 medicamentos e preços caem até 12%

Caroline Maldonado | 21/07/2014 18:34

Por determinação do Governo Federal, mais 174 substâncias passam a ter isenção de PIS/COFINS. Com isso 75,4% dos medicamentos comercializados terão preço reduzido e chegam ao consumidor em média 12% mais baratos, a partir desta segunda-feira (21).

A regulamentação visa reduzir os gastos da população com medicamentos essenciais, utilizados para o tratamento de artrite reumatoide, câncer de mama, leucemia, hepatite C, doença de Gaucher e HIV, entre outros problemas de saúde.

Com a inclusão dos novos produtos, a chamada “lista positiva”, soma mais de mil itens com sistema especial de tributação. Atualmente, quase todos os medicamentos tarja vermelha e preta estão isentas de PIS/COFINS.

Patologias crônicas e degenerativas, os programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e a essencialidade dos medicamentos para a população foram levados em conta pelo Ministério da Saúde ao estabelecer os critérios para ampliação da lista.

Conforme a Câmara de Regulação do CMED (Mercado de Medicamentos), para ter o benefício, os medicamentos devem estar sujeitos à prescrição médica, além de estarem destinados à venda no mercado interno. A Câmara de Regulação é responsável pelo monitoramento dos preços dos remédios e por garantir que as reduções tributárias sejam integralmente refletidas nos preços fixados como teto para os produtos.

Nos siga no Google Notícias