Governo lança painel com oportunidades após Acordo Mercosul–UE
Ferramenta federal detalha produtos, países compradores e cronograma de redução de tarifas
Quem quer encontrar oportunidades de negócios a partir do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, cuja assinatura está prevista para este sábado (17), passou a contar com uma nova ferramenta online.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), lançou nesta sexta-feira (16) uma plataforma digital que reúne dados sobre o comércio entre os dois blocos. O Painel de Oportunidades Mercosul–União Europeia concentra informações sobre países compradores, produtos exportados pelo Brasil, distribuição das exportações por região, tarifas cobradas e o calendário de redução dessas taxas previsto no acordo.
- Leia Também
- Governo prevê alta de 10% na balança comercial de MS com acordo Mercosul–UE
- Acordo Mercosul-UE abre janela para exportações de MS frente à restrição chinesa
Segundo o ministério, a ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Comércio Exterior e tem como objetivo ajudar exportadores brasileiros e servir de apoio para políticas públicas na área de comércio exterior.
De acordo com a secretária nacional de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, o acordo com a União Europeia é o mais relevante já firmado pelo Mercosul. Ela destacou que a parceria pode integrar um mercado de cerca de 720 milhões de pessoas e aumentar as exportações brasileiras em aproximadamente US$ 7 bilhões.
Tatiana afirmou, porém, que o acordo só terá efeito prático se as regras forem transformadas em oportunidades reais de negócio. Nesse contexto, o painel funcionaria como uma ferramenta para ampliar o acesso às informações e apoiar quem produz e exporta.


