ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Idec defende método para regular reajustes tarifários

Redação | 10/04/2009 16:10

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) defende uma revisão na metodologia usada para determinar reajustes tarifários. A decisão foi anunciada depois que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou aumentos nas contas de luz de todo o País. Para a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), foi concedido aumento de 8,61% apenas para este ano.

Apesar de o efeito do reajuste ter sido anulado neste ano, por conta do ressarcimento da Enersul ao consumidor, a previsão é que o aumento seja sentido pela população do Estado em 2011.

Para o assessor técnico do Idec, Marcos Pó, a taxa de reajuste autorizada pela Aneel pune excessivamente o consumidor. "Quando os reajustes ultrapassam o limite do razoável, a Aneel deve rever a metodologia que determina o aumento", defende.

Ele explica que o critério de elevação da tarifa de energia elétrica usado pela Agência, chamado de revisão tarifária, inclui as despesas das empresas. Mas, essa revisão tem sido onerosa nos últimos anos. Segundo o Idec, as empresas usam o argumento de que estão seguindo as regras do mercado ao solicitar a elevação.

Contudo, o Instituto acredita que seja possível negociar para que o reajuste não cause impacto ao usuário, mesmo sem comprometer a lucratividade das empresas.

Nos siga no Google Notícias