ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Justiça nega anulação e Paper Excellence terá controle da Eldorado Celulose

Justiça de SP considerou improcedente a ação anulatória aberta pela J&F contra a decisão arbitral

Silvia Frias | 30/07/2022 11:56
Empresa instalada em Três Lagoas será repassada ao grupo indonésio. (Foto/Arquivo)
Empresa instalada em Três Lagoas será repassada ao grupo indonésio. (Foto/Arquivo)

A Justiça de São Paulo decidiu a favor da Paper Excellence e rejeitou pedido de anulação da sentença arbitral da sócia J&F Investimentos, obtendo controle da Eldorado Brasil Celulose, instalada em Três Lagoas (MS), a 338 quilômetros de Campo Grande. A empresa indonésia já detinha 49,41% das ações e, agora, a determinação da juíza Renta Maciel obriga a J&F a transferir para a Paper 100% do capital da Eldorado.

A decisão foi dada ontem, pela 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem. O tribunal arbitral, conduzido entre 2020 e 2021 pela ICC (Câmara de Comércio Internacional), reconheceu, por unanimidade (3 votos a 0), o direito da empresa de assumir o controle e, consequentemente, a gestão da produtora de celulose. Na época, o negócio de R$ 15 bilhões não foi finalizado, uma vez que o grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, não aceitou o resultado e decidiu pedir a anulação da arbitragem na Justiça.

Com a decisão judicial, proferida após quase um ano e meio de avaliação pela juíza Renata Maciel, a Paper Excellence poderá dar continuidade à transferência do restante das ações da Eldorado. A expectativa é que se inicie agora outro processo de arbitragem para avaliação da conta de perdas e danos a serem pagas em favor da Paper.

“Nosso foco agora será integrar e operar a nova unidade brasileira da Paper Excellence. Posteriormente, avaliaremos o momento adequado para a expansão da planta”, diz Cláudio Cotrim, diretor-presidente da Paper Excellence no Brasil.

A Paper Excellence atua na fabricação de celulose de fibra longa e curta, de pasta de alto rendimento e também de papel. Desde a sua fundação, em 2007, a empresa vem crescendo rapidamente por meio de uma sólida estratégia de aquisições pelo mundo.

A Eldorado Brasil tem capacidade anual de produção de 1,8 milhão de toneladas por ano. Além do complexo industrial, possui base florestal ocupando 230 mil hectares.

A Paper Excellence já havia concluído outras três aquisições desde o acerto inicial para a compra da Eldorado Celulose, em 2017. No início do mês de julho, adquiriu todas as ações ordinárias da norte-americana Resolute Forest Products, líder global na indústria de produtos florestais. A companhia também anunciou a compra bem-sucedida da Domtar no ano passado, a maior comerciante de papel para imprimir e escrever dos Estados Unidos. Anteriormente, em 2019, já havia adquirido a canadense Catalyst Paper.

Nos siga no Google Notícias