ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Mais de 600 javalis foram abatidos em MS desde liberação para controle

Renata Volpe Haddad | 12/09/2016 14:15
Javalis atacam lavouras e causam prejuízos a produtores rurais. Não há um número certo da quantidade de animais existentes no Estado. (Foto: Matam/Divulgação)
Javalis atacam lavouras e causam prejuízos a produtores rurais. Não há um número certo da quantidade de animais existentes no Estado. (Foto: Matam/Divulgação)

Em 2013, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) publicou uma instrução normativa regulamentando o manejo do javali com autorização do abate para controle. Em três anos, produtores de Mato Grosso do Sul já abateram 672 animais, sendo que o maior número registrado foi em Dourados, distante 233 km de Campo Grande.

Mas o número ainda é baixo, conforme o analista ambiental do Ibama, Michel Machado. Para isso, o órgão, juntamente com a Embrapa Pantanal, PMA (Polícia Militar Ambiental) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente) estão realizando palestras em vários municípios para informar aos produtores sobre o abate dos animais. "Estamos realizando reuniões e chamando o máximo de produtores rurais possíveis para esclarecermos que é liberado fazer o abate dos javalis e explicar as normas", alega.

Segundo ele, em 2013, início da norma, 11 pessoas se cadastraram para poder fazer o abate dos animais. Já em 2014, foram 16 cadastros, subindo para 31 em 2015 e 25 cadastros neste ano.

"Eu considero esse número baixo. A impressão é que nosso Estado vive aquém da realidade, são poucos cadastros e estamos realizando essas reuniões para tirarmos qualquer dúvida sobre os abates dos javalis em Mato Grosso do Sul", comenta.

No ano passado, o registro feito no Ibama foi de 460 animais abatidos, maior número até hoje, em trê anos. Em 2014, 106 javalis foram mortos e em 2016, 90 animais abatidos.
Dourados lidera o ranking de abates, foram 83 até hoje, seguido de Rio Brilhante, com 76 javalis abatidos e Bandeirantes, com morte de 52 animais.

Sobre instrução normativa regulamentando o manejo do javali, o analista explica que é proibindo vender, comercializar e distribuir a carne do animal. "Mas pode consumir, não há nada que impeça essa prática. Porém, o transporte é proibido, sendo que a restrição não é nem ambiental, mas sim, sanitária", explica.

As reuniões já foram realizadas em Corumbá, Campo Grande, Dourados, Coxim e Nova Alvorada do Sul. Ainda de acordo com Machado, há previsão de novos encontros ainda este ano, mas os municípios não foram confirmados.

Aumento da população de javalis - Conforme o bolsista de Desenvolvimento Regional da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Fernando Ibanez, os javalis chegaram em Mato Grosso do Sul em 1990 trazidos do Uruguai, pelos homens e entraram pela região Sul do Estado. As matrizes trazidas para cá, cruzaram com porcos domésticos, gerando os javaporcos. Este cruzamento apresenta elevada capacidade reprodutiva, pois a genética do porco doméstico é selecionada para um alto desempenho reprodutivo.

Segundo Martins, não houve controle populacional destes animais e os prejuízos começaram a ficar críticos a partir de 2005. "Os relatos de produtores do Estado devido aos ataques de javalis vem piorando a cada ano, mas o problema cresceu mesmo de 2005 a 2010. Não há um número certo de quantos animais têm no Estado".

Nos siga no Google Notícias