ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Micronutriente nas folhas de soja melhora produtividade, diz pesquisador

Helio de Freitas, de Dourados | 10/11/2015 11:06
Pesquisador da Embrapa afirma que em MS o uso de micronutrientes aumenta produtividade da soja em até 9% (Foto: Fábio Mercante/Divulgação)
Pesquisador da Embrapa afirma que em MS o uso de micronutrientes aumenta produtividade da soja em até 9% (Foto: Fábio Mercante/Divulgação)

O pesquisador Fábio Mercante, da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, a 233 km de Campo Grande, afirma que para o produtor rural que está com a soja no campo em uma das três fases de desenvolvimento vegetativo da planta, este é o momento adequado para dar um "up" na lavoura.

Segundo ele, é possível aumentar a contribuição do processo de FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) – uma das técnicas agrícolas sustentáveis do Programa Agricultura de Baixo Carbono, do governo federal. A técnica substitui o fertilizante nitrogenado mineral por um processo de simbiose, em que o nitrogênio é retirado do ar por uma bactéria denominada rizóbio para ser assimilado pela planta.

“Mesmo após o plantio ter sido feito, ainda está em tempo de se melhorar a produtividade da soja. Isso pode ser feito com a aplicação de dois micronutrientes: o cobalto e molibdênio, essenciais ao processo de fixação biológica de nitrogênio. Atualmente, as recomendações técnicas para aplicação destes nutrientes são de 2 a 3 gramas de cobalto por hectare e de 12 a 30 gramas de molibdênio por hectare. Para o resultado ser eficiente, a aplicação deve ser feita por meio de pulverização foliar, entre os estádios de desenvolvimento V3-V5”, explica Mercante.

Segundo o pesquisador, trabalhos de pesquisa demonstram que a aplicação dos produtos com estes micronutrientes diretamente nas sementes pode afetar drasticamente a sobrevivência das bactérias fixadoras de nitrogênio, a nodulação, a eficiência simbiótica e, consequentemente, os rendimentos de grãos da cultura. “Estes efeitos prejudiciais têm sido associados às formulações salinas dos produtos comerciais contendo tais micronutrientes”, explica.
Segundo ele, a disponibilidade de fósforo e cálcio também proporciona o bom desenvolvimento da planta, o estabelecimento da bactéria e a interação planta-rizóbio, por potencializar os benefícios do uso de inoculantes microbianos na cultura da soja.

Temperatura do solo - Fábio Mercante chama atenção também para o estresse hídrico e a temperatura do solo acima de 32ºC, principalmente. Segundo ele, são duas condições em que o agricultor deve ficar atento. Esses dois fatores, associados ou não, afetam desde a sobrevivência da bactéria até as etapas da interação entre macro e micro-organismos que vivem em simbiose. “Nesta situação, manejos de solo mais conservacionistas, como o Sistema Plantio Direto, colaboram para a redução da temperatura nas camadas mais superficiais e para a manutenção da umidade do solo”.

Rendimento – Para áreas de primeiro cultivo, a inoculação das bactérias (rizóbios) nas sementes da soja é indispensável. "No Brasil, não se recomenda o uso de adubo mineral nitrogenado, mas é importante que a inoculação com estas bactérias benéficas seja realizada em todos os anos", afirma Mercante.

"Em áreas de primeiro cultivo, o agricultor pode duplicar a dose de inoculante utilizada em cultivos tradicionais de soja, porque alguns fungicidas podem reduzir a nodulação e a fixação biológica de nitrogênio na cultura quando aplicados nas sementes", declarou o pesquisador.

Nas áreas tradicionais, segundo ele, a pesquisa mostra que nas principais regiões produtoras de soja do país, incluindo regiões Sul e Centro-Oeste, o rendimento da cultura aumenta em média 8% quando se realiza a inoculação em todas as safras de soja. "Foram considerados apenas ensaios com rendimentos superiores a 2.400 kg/ha e foram obtidos incrementos de até 1.950 kg/ha pela reinoculação".

Em Mato Grosso do Sul, os estudos ainda mostram que o crescimento médio de rendimento de grãos de soja pode chegar a 9% em relação às plantas que não haviam sido inoculadas com rizóbios.

Nos siga no Google Notícias