ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

MS abate 876 mil cabeças de gado no trimestre e se mantém em 2º no ranking

Priscilla Peres | 15/09/2016 12:42
Estado é o segundo que mais abate cabeças de gado. (Foto: Divulgação)
Estado é o segundo que mais abate cabeças de gado. (Foto: Divulgação)

No segundo trimestre de 2016, Mato Grosso do Sul abateu 876 mil cabeças de bovinos. O resultado que é 4,4% maior que no mesmo período do ano passado, posiciona o Estado como o segundo maior em abate do país, perdendo apenas para Mato Grosso.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que os estados da região Centro-Oeste lideram amplamente o abate de bovinos. O crescimento desses estados desponta frente a estabilização do setor a nível nacional.

No período, foram abatidas 3,64 mil cabeças bovinas a menos em todo o país, em relação ao segundo trimestre de 2015. Enquanto houve a redução no abate de cinco estados, outros cinco tiveram aumento, entre eles MS com incremento de 36,83 mil cabeças.

Porcos - MS também contribuiu para o aumento no abate nacional de suínos, com incremento de 35,75 mil cabeças. Porém, no ranking de oito estados que mais abatem, Mato Grosso do Sul aparece em último, mas com aumento de 10,8% do ano passado para cá.

Enquanto o abate de suínos cresceu, a exportação da carne caiu 41,8% no segundo trimestre de 2016 comparado a 2015. Os dados do IBGE mostram que o volume exportado passou de 2.763 milhões de quilos no ano passado para 1.606 milhão este ano.

Aves - Em relação ao abate de frangos, o Centro-Oeste contribuiu para o crescimento com 14% de alta. Só Mato Grosso do Sul abateu 761 mil cabeças de frango a mais este ano, ocupando a oitava posição entre os estados e com aumento de 1,8% em relação ao ano passado.

Em compensação, as exportações estaduais de frango cresceram 17% no segundo trimestre. O volume exportado cresceu de 40,335 milhões de quilos para 47,188 milhões de quilos. O aumento é maior que a média nacional que fechou em 15%.

Outros - Mato Grosso do Sul é o segundo no ranking que mede a quantidade de couro cru captado em curtumes. O Estado só perde para o Mato Grosso e aumentou em 15,9% sua participação no trimestre, frente a 2015.

O Estado também elevou em 6,9% a produção de ovos de galinha, mas é o penúltimo no ranking de 13 estados, perdendo apenas para o Amazonas.

Nos siga no Google Notícias