ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

MS é o 1° estado a oferecer programa Empretec Indígena para Mulheres

Mulheres vão aprender a empreender e a forma correta de vender produto

Por Izabela Cavalcanti | 12/04/2024 10:47
Subsecretário estadual de Políticas Públicas dos Povos Originários, Fernando Souza, assinando termo do Empretec, ao lado do governador Eduardo Riedel; do cacique da aldeia Ofaié de Brasilândia, Marcelo da Silva; diretor superintendente do Sebrae MS, Cláudio Mendonça; e do vice-governador José Carlos Barbosa (Foto: Izabela Cavalcanti)
Subsecretário estadual de Políticas Públicas dos Povos Originários, Fernando Souza, assinando termo do Empretec, ao lado do governador Eduardo Riedel; do cacique da aldeia Ofaié de Brasilândia, Marcelo da Silva; diretor superintendente do Sebrae MS, Cláudio Mendonça; e do vice-governador José Carlos Barbosa (Foto: Izabela Cavalcanti)

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a oferecer o Empretec Indígena para Mulheres. O Termo de Cooperação foi assinado nesta sexta-feira (12) pelo Governo do Estado e pelo Sebrae.

Segundo o subsecretário estadual de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando Souza, são 116 mil indígenas em Mato Grosso do Sul, o terceiro estado do Brasil com maior população. A aldeia Ofaié, em Brasilândia, foi a primeira a participar do programa, com 32 mulheres se aperfeiçoando.

Conforme explica o diretor superintendente do Sebrae Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, o Empretec já é uma metodologia desenvolvida a mais de 30 anos para a região urbana no Brasil, depois foi adaptada para o meio rural e, agora, desenvolveram para as comunidades indígenas.

“Já tem uma ideia de produto, e nós estamos dando escala, tamanho, em como ela [mulher indígena] vender, como trabalhar esse produto, organização da empresa, onde vão poder vender, é uma assessoria ao longo do tempo para ganhar mercado”, disse.

De acordo com a Secretaria Estadual da Cidadania, dos 79 municípios, 36 têm comunidades indígenas, sendo oito etnias.

“Nós não ensinamos nada, porque elas já sabem toda a questão da sua cultura e do seu saber tradicional, o que nós fazemos é um instrumento para a promoção do protagonismo para evidenciar o que elas já sabem fazer”, disse a secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza.

Na ocasião, o governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou que não vai abrir mão de ajudar todos os sul-mato-grossenses para aprimorar o desenvolvimento do Estado.

“O Estado, na sua diretriz, sempre colocou claramente que a discussão fundiária é uma e é de caráter federal, e nós não vamos abrir mão de estender a mão para todos os cidadãos sul-mato-grossenses para poder participar desse crescimento, desse desenvolvimento aos partir da realidade de cada um. O Estado tem obrigação de chegar a cada rincão desse território para poder fazer valer as políticas públicas e a participação dessas pessoas”, pontuou.

Visita – O presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, fará uma visita técnica em Brasilândia. Mato Grosso do Sul é o 18º estado visitado no projeto “Sebrae pelo Brasil”, cuja programação também inclui agenda em Campo Grande.

Décio também esteve presente na assinatura do termo e coloca em evidência a sustentabilidade praticada pelos indígenas.

“Nós temos que aprender com vocês [indígenas] a sustentabilidade, tem que ensinar para nós, ensinar para o mundo a sustentabilidade. Estamos aqui para garantir esse processo econômico. A importância desse momento é a inclusão, momento histórico para Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias