ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

MS se destaca em empregos no setor da transformação

Redação | 16/07/2009 20:39

No mês passado, a indústria de transformação de Mato Grosso do Sul passou a apresentar o 2º maior saldo de empregos criados neste ano pelo setor no Brasil, ficando atrás apenas de Goiás e superando o Paraná, que ocupava a posição até maio deste ano, conforme levantamento do radar industrial da Fiems (Federação das Indústrias de MS) e do Ministério do Trabalho e Emprego. Já no que diz respeito à variação relativa sobre o estoque de empregos formais existentes no setor, o Estado continua com a 2ª maior variação (7,6%), indicando, deste modo, um crescimento de um ponto percentual em relação ao último levantamento.

Com os 675 novos postos de trabalho criados em junho a indústria de transformação foi o segundo setor que mais contribuiu para a geração de empregos formais no mês, ficando atrás somente dos serviços (762) e à frente do comércio (464) e agricultura (230). Por outro lado, no acumulado do ano, a indústria de transformação foi responsável pela criação de 5.305 vagas ou 41,4% do total de empregos formais criados em Mato Grosso do Sul (12.813 novos empregos), sendo, deste modo, o responsável pela maior parte dos empregos criados em 2009 no Estado.

No geral, Mato Grosso do Sul apresentou em junho um saldo líquido de 1.937 postos de trabalho, garantindo, deste modo, uma elevação equivalente a 47,6% sobre o saldo obtido no mês de maio. Assim, o mês de abril, quando foram geradas 314 vagas no Estado, não significou de fato um limite à expansão do mercado de trabalho formal, uma vez que nos meses de maio e junho houve uma aceleração na oferta de novas vagas no mercado de trabalho estadual, foram 1.312 e 1.937, respectivamente.

Segundo o radar da Fiems, deste modo, os resultados ocorridos nos dois últimos meses podem sugerir a sinalização da abertura de um novo espaço para a realização de mais contratações, como já indicado no último levantamento, sobretudo, diante do fortalecimento dos sinais de recuperação no ritmo das atividades econômicas.

Em termos absolutos Mato Grosso do Sul apresenta a 9ª maior expansão do emprego formal em 2009

Nos siga no Google Notícias