ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Mudança no fuso horário de 3 estados anima bancada de MS

Redação | 26/06/2008 11:36

Na última terça-feira passou a valer nos estados do Acre e em parte do Amazonas o novo horário que reduz de duas para uma hora a diferença em relação ao horário de Brasília. A alteração animou parlamentares sul-mato-grossenses que pedem mudanças por aqui.

A lei, sancionada pelo presidente Lula em abril deste ano, também deixa o estado do Pará com o mesmo horário da capital federal.

A proposta do senador Tião Viana (PT-AC) foi aprovada no senado em 24 de abril e até ser sancionada pelo presidente foram apenas dois meses.

Para o Estado de Mato Grosso do Sul, uma lei parecida foi apresentada pelo senador Delcídio (PT-MS). Nesse momento a proposta está nas mãos da Comissão de Constituição e Justiça.

A assessoria de imprensa do senador, afirma que a aprovação de projetos como esse, e como os que já estão valendo no norte do País, seriam parte integrante de um projeto maior: a intenção é deixar todo o Brasil com um único horário, o de Brasília.

A justificativa é de que este modelo de horário unificado já é bastante comum na Europa, que tem apenas um horário na maioria dos seus países.

Plano B - Outro senador, Valter Pereira (PMDB-MS), também apresentou proposta sobre o fuso horário do Estado, que está nas mãos da Comissão de Constituição e Justiça.

A idéia e por um plebiscito já inserido como pergunta nas próximas eleições, onde votariam somente os eleitores do Estado. No momento da votação para prefeito e vereadores o eleitor teria de responder a mais uma pergunta: se concorda ou não com a mudança no fuso.

Caso ocorra a consulta popular, Pereira deve votar a favor da mudança. Ele considera a defasagem cronológica em relação ao Distrito Federal geradora de impactos negativos no setor produtivo.

Entretanto afirma que só uma consulta popular pode respaldar uma alteração.

Nos siga no Google Notícias