ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Municípios da fronteira terão programa de desenvolvimento do governo de MS

Elci Holsback | 07/11/2016 21:59
Profront atuará no desenvolvimento fronteiriço (Foto: Elci Holsback)
Profront atuará no desenvolvimento fronteiriço (Foto: Elci Holsback)

O desenvolvimento da região fronteiriça de Mato Grosso do Sul contará com programa específico de incentivo. Lançado na noite desta segunda-feira (7) durante a solenidade de abertura da sétima edição da Rota do Desenvolvimento, em Campo Grande, o Profront (Programa de Desenvolvimento da Região de Fronteira) é desenvolvido pelo governo do Estado, em parceria com governo Federal, por meio do Ministério de Integração Nacional e prefeituras, com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico dos municípios do Estado que fazem fronteira seca com o Paraguai e Bolívia, como Corumbá e Ponta Porã.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou a necessidade de olhar Mato Grosso do Sul como estado igualitário em todas as regiões, trabalhando a competitividade e a logística de maneira uniforme. "Esse programa será feito com máxima integração, para que todos os municípios tenham as mesmas oportunidades", avalia Azambuja que destacou ainda que sua gestão tem atuado pelo desenvolvimento do setor empresarial do Estado, citando como exemplo as ações de incentivo às MPE (Micro e Pequenas Empresas).  

"Temos como exemplo o fato que em 2014 as vendas para o governo do estado oriundas dos micro e pequenos empresários não chegavam a 40% e em 2016, 71% de toda a produção dos micro e pequenos empresários é negociada com o governo estadual", finaliza o governador.

Entre as ações do programa estão a busca por maior competitividade, diálogo junto às Prefeituras, fomento ao desenvolvimento comercial e turismo e parcerias com os países vizinhos para crescimento mútuo na região. Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruk, o Profront não contemplará apenas o setor empresarial das regiões de fronteira, mas impactará em outras áreas, como segurança e saúde. "Quando falamos em desenvolvimento, não podemos pensar apenas no comércio e nas empresas em geral, temos que pensar em todo o benefício que ele promoverá. Vamos constituir núcleos junto às prefeituras e se possível com as gestões dos países vizinhos para alinharmos um eixo estratégico de desenvolvimento", destacou Verruk. 

Durante a solenidade foi lançado ainda o Plano Estadual de Compras Governamentais e o Governo entregou ao frigorífico Frigocorte, localizado em Maracaju - distante 160 km de Campo Grande o primeiro certificado do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Com a certificação, a empresa poderá comercializar seus produtos em todo o território nacional. "Temos certeza que este é a primeira de muitas outras certificações", avaliou Jaime Verruk.

Representantes de entidades parceiras e autoridades durante a abertura do evento (Foto: Elci holsback)
Representantes de entidades parceiras e autoridades durante a abertura do evento (Foto: Elci holsback)

Rota do Desenvolvimento - Realizada pelo governo do Estado, por meio da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), em parceria com o Sebrae e instituições de ensino e pesquisa e do Sistema S, a Rota do Desenvolvimento realiza até a próxima quarta-feira (9) 160 atividades gratuitas distribuídas em espaços temáticos, exposições, palestras, oficinas e minicursos que abordam inovação, administração do tempo, layout de loja, alimentação fora do lar, liderança e oportunidades em compras públicas, entre outros. A ação integra o Propeq - (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), ação do governo do Estado em parceria com o Sebrae, federações, sistema S, universidades e outros órgãos estaduais, unidos com o objetivo de fomentar soluções para os pequenos negócios.

A programação desta terça-feira inclui palestra as 20h com o jornalista Caco Barcelos, sobre como gerir equipes de sucesso e na quarta-feira, nomesmo horário, a palestra de encerramento será com a também jornalista Sônia Bridi, abordando o tema lucrando com sustentabilidade. Mais informações sobre a ação no www.rotadodesenvolvimentoms.com.br

Nos siga no Google Notícias