ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

No fim do prazo para declarar IR, contadores levam trabalho para casa

Mariana Lopes | 30/04/2014 19:40
Rezely precisou levar trabalho para casa (Foto: CLeber Gellio)
Rezely precisou levar trabalho para casa (Foto: CLeber Gellio)

Faltam poucas horas para encerrar o prazo de declaração do Imposto de Renda. E neste último dia, o movimento nos escritórios de contabilidade foi intenso. Na corrida contra o relógio, a preocupação maior é dos contadores é de conseguir enviar as declarações a tempo. Mas para muitos, o jeito foi levar trabalho para casa.

Só hoje, a contadora Rozely Garcia Rodrigues fez 20 declarações e, no final da tarde, quando fechou as portas do escritório, ela ainda tinha em mãos cinco para enviar à Receita Federal, o que apontava uma noite de horas extras.

“Hoje ainda apareceram pessoas pedindo pra eu fazer declarar o imposto de renda, muita gente deixou para a última hora, algumas até confessaram que esqueceram completamente do prazo”, conta Rozely.

Nesta quarta-feira, o trabalho no escritório foi só de declarações. “Não atendi nem telefone, pedi para minha secretária anotar tudo e só falava com clientes sobre o imposto de renda, senão não ia dar conta de fazer tudo”, pontua a contadora.

No total, Rozely afirma que fez em média 300 declarações, número bem superior ao de 2013 para ela. “No ano passado, na última semana não teve impostos de renda pra fazer, foi bem mais tranquilo”, se recorda a contadora.

Ela acredita que muitos contribuintes ainda têm medo de fazer a declaração e enviar dados errados. “Boa parte dos clientes que atendi este ano me procurou porque no ano passado deu algum erro”, ressalta Rozely.

E a próxima semana também promete ser de muito trabalho. “Tiveram declarações que estão com documentos faltando, mas é melhor enviar assim e depois fazer a retificação e não pagar multa”, explica. Segundo a contadora, pelo menos 10 declarações de clientes dela precisarão ser retificadas.

No escritório da contadora Rosimeri Manzoni, o movimento apertou nos últimos 15 dias. Nesta semana, ele fez 23 declarações. “Preferi trabalhar dobrado nas semanas anteriores, para chegar com tempo de sobra no último dia”, ponderou a contadora. Segundo ela, os dias mais pesados foram na segunda e na terça-feira desta semana.

Hoje, ela enviou a última declaração ao meio-dia. No total, a contadora fez aproximadamente 100 declarações neste ano, das quais, pelo menos 20 terão que ser retificadas na próxima semana.

“Nesta última quinzena, estendi o trabalho até às 22h, levei trabalho para casa, não tive sábado e nem feriado para o descanso, trabalhei direto para poder chegar mais tranquila hoje”, conta Rosimere.
Segundo a Receita Federal, até ás 17h de hoje, 338.205 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul tinha feito a declaração do imposto de renda. No Estado, 355 mil contribuintes são esperados para acertar a conta com o Leão.

Os contribuintes que pagam Imposto de Renda têm até a meia-noite de hoje, no horário de Brasília, para fazer a declaração do tributo desde ano. Quem não fizer o envio dentro do prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 acrescido de 1% por cada mês de atraso.

Nos siga no Google Notícias