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Economia

No prazo final de Refis, Central do Cidadão amanhece lotada

Contribuintes com débitos serão atendidos até por volta de 20h, quando o sistema será fechado

Por Maristela Brunetto e Geniffer Valeriano | 12/12/2025 09:42
No prazo final de Refis, Central do Cidadão amanhece lotada
Prédio lotado de contribuintes, enquanto grupo imenso aguardava oportunidade de entrar (Fotos: Henrique Kawaminami)

No último dia para renegociar dívidas de tributos e outros débitos com a Prefeitura de Campo Grande, contribuintes chegaram bem cedo na Central de Atendimento ao Cidadão, com muitos seguindo em uma fila de uma quadra de extensão quando os serviços já tinham começado, por volta das 8h.

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No último dia para renegociar dívidas com a Prefeitura de Campo Grande, a Central de Atendimento ao Cidadão registrou grande movimento, com contribuintes formando filas extensas desde as primeiras horas da manhã. O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2025 oferece descontos significativos em juros e multas, além de opções de parcelamento. A chefe da divisão de arrecadação da Secretaria de Fazenda, Djanira Magalhaes, afirmou que não haverá prorrogação do prazo. O atendimento se estendeu até as 19h30, com 20 servidores disponíveis para atender a demanda. Até o início da manhã, já haviam sido entregues 170 senhas, refletindo a alta procura pelo programa.

A negociação do Refis (Programa de Recuperação Fiscal) 2025 também pode ser feita pela internet. A distribuição de senhas será realizada até às 16h, mas a previsão é de que os servidores públicos seguirão com atendimentos até por volta de 19h30, porque o sistema de dados será fechado às 20h.

O marceneiro Carlos Palkewich, de 61 anos, chegou cedo e conseguiu ser atendido. Ele contou que não teve oportunidade de ir antes por conta do trabalho, e ao chegar, às 6h, já havia cerca de cem pessoas esperando. Foi ao local buscar renegociação para dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano de 2016, que caiu de 1.500 para R$ 800.

No prazo final de Refis, Central do Cidadão amanhece lotada
Carlos chegou bem cedo e conseguiu renegociar IPTU, reduzindo valor

Eva Maria, de 53 anos, funcionária pública, também disse que não conseguiu ir antes e pretendia renegociar IPTU antigo. “Agora vamos ver que horas vamos sair daqui”, apontou, citando que esperava não ter que ficar dia todo, mas resolver pela manhã, embora tenha reservado o dia para a tarefa.

Quando a reportagem esteve na Central, Francisco Marcos, 69 anos, era o último da fila. Ele contou que tinha imposto atrasado de dois imóveis, lançamentos de cerca de cinco anos que já não imaginava como pagar os cerca de R$ 15 mil, pensando em “largar mão”. Diante da possibilidade aberta pelo Refis, Francisco contou que filho o ajudou  e esperava conseguir boas condições de parcelamento.

Como renegociar - O programa permite quitar débitos com desconto de até 80% em juros e multas no pagamento à vista, além de parcelamento em até 60 vezes para débitos econômicos e até 18 parcelas para imobiliários, com redução de até 60% nos acréscimos; quem já tem parcelamento ativo pode renegociar parcelas em atraso com novos abatimentos, e multas administrativas também têm desconto de 80% à vista. Neste ano, há ainda a opção de transação fiscal para dívidas acima de R$ 150 mil, com acordos personalizados e parcelamento em até 120 vezes, após análise da Câmara de Conciliação Fiscal. O atendimento é feito pelo site refis.campogrande.ms.gov.br e pelo WhatsApp (67) 4042-1320.

Sem prorrogação – A chefe da divisão de arrecadação da Sefaz (Secretaria de Fazenda), Djanira Magalhães, explicou que não haverá prorrogação do prazo. “O que eu posso te dizer é que se tiver alguma prorrogação, vai ser de última hora”. Mas não houve nenhuma comunicação sobre a possibilidade, disse. As portas da Central se fecharão às 16h e o atendimento seguirá com quem já obteve senha, isso porque  é preciso encerrar para o sistema de dados para que seja liberado para lançamento dos carnês de IPTU do ano que vem.

Conforme Djanira, o movimento não surpreendeu os servidores, repetindo situação de Refis anteriores; ontem, o local também parecia um formigueiro humano. Foram 1.155 atendimentos. Até 8h20 de hoje, 170 senhas já tinham sido entregues e uma fila extensa de pessoas seguia à espera. São 20 servidores para receber os contribuintes. O serviço ontem se estendeu até por volta de 19h20 e hoje deve seguir até esse horário, com as pessoas que obtiveram senha.

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