ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Número de empresas abertas em MS é o maior em nove anos

Redação | 01/12/2009 13:38

O mês de novembro deste ano registrou a abertura de 624 novas empresas, o maior número do mês dos últimos nove anos. Segundo a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram constituídas 590 unidades, houve aumento de 5,7%.

"O número foi surpreendente. Faltam apenas 235 empresas para 2009 atingir o total de novos empreendimentos constituído no ano passado, considerado o melhor ano pela Jucems. Isso quer dizer que vamos ultrapassar 2008, mostrando que o mercado não teve reflexo da crise financeira", avalia o diretor-presidente da Jucems, Wagner Bertolli.

De acordo com Bertolli, está havendo em Mato Grosso do Sul o chamado giro positivo da economia, o que culmina com a abertura de novas empresas. "São novas indústrias, novos hipermercados na Capital, e outros empreendimentos que geram empregos e garantem renda que giram na economia das micro e pequenas empresas", explica ele.

Para o diretor-presidente da Jucems, essas novas pessoas que entram em atividade começam a ter renda e consumir. "Cada empresa nova abre pelo menos duas vagas no mercado de trabalho, o que totaliza cerca de 15 mil novos empregos até novembro deste ano", ressalta.

Desde o início deste ano, a Jucems vem registrando queda no número de empresas extintas no Estado. Em novembro, foram extintas 121 empresas contra 130 no mesmo mês do ano passado.

O número de alterações de empresas, que inclui entre outros procedimentos, mudança de endereço e aumento ou diminuição de capital, também foi o maior desde o ano 2003, no mesmo período. No total, foram feitas 870 alterações.

Nos siga no Google Notícias