ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Para Conselho, Enersul tem de pagar créditos em abril

Redação | 31/01/2008 09:53

A proposta apresentada pela Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) na manhã desta quinta-feira, de pagar o crédito devido aos consumidores em cinco anos é refutada pelo Conselho de Consumidores.

Jenner Ferreira, assessor técnico do Conselho dos Consumidores da Enersul e do Instituto Brasileira de Economia e Finanças, afirma que a empresa tem argumentos pertinentes, sobre o impacto da devolução imediata no seu caixa. Por outro lado, observa, quando o aumento indevido vigorou o consumidor também comprometeu seu próprio orçamento acima do previsto.

O crédito de R$ 191 milhões aos consumidores foi gerado por conta de erro na base de remuneração da empresa levantada para respaldar a revisão tarifária de 2003. Após a correção, o índice de reajuste foi revisto de 50,1% a 43,23% e a Aneel fez as contas sobre o impacto imediato desta diferença e dos reajustes subseqüentes.

Um representante da Enersul argumentou em reunião da Aneel nesta quinta-feira que o pagamento em 5 anos seria também uma forma de o consumidor não ter uma percepção equivocada do preço do serviço e aumentar o consumo em um momento em que se fala de racionamento. Ferreira rebate os argumentos. Ele acredita que a população vai refazer aprender a trabalhar nas novas condições e quanto ao racionamento diz que "é uma preocupação que cabe ao Ministério das Minas e Energia. Se até o Lula diz que não há motivos para se preocupar...\"

Segundo Ferreira, os questionamentos do Conselho vão além dos 18,93% de reajuste definidos para serem aplicados em abril.\"Queremos mais do que esses 18%. A questão da revisão de 2003 é apenas um dos problemas que existe. O processo de revisão tarifáriacontempla elementos que ainda não se cumpre no Estado como postos de atendimento em todos os municípios e um quadro de funcionários que a tarifa deveria remunerar e a empresa não tem\", diz.

Nos siga no Google Notícias