ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

PGU isenta Enersul de culpa no aumento extra

Redação | 09/04/2009 17:29

Parecer da PGU (Procuradoria Geral da União) isenta a Enersul de culpa pelo reajuste extra da tarifa em 2003. A Procuradoria atribui o erro à empresa Advanced Appraisal Consultoria e Planejamento, que havia sido credenciada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para elaborar o relatório do processo de revisão tarifária.

"A concessionária não deu causa e nem concorreu para o erro na avaliação", diz o parecer. Na conclusão, a PGU opina pela impossibilidade de penalização jurídica contra a Enersul e aponta possibilidade de responsabilizar a avaliadora pelo problema.

A Enersul era alvo de fiscalização que tinha como objetivo apurar o motivo do reajuste acima do permitido no ano de 2003. A tarifa cobrada nesse período foi calculada com base no reposicionamento tarifário de 50,81%, quando o correto seria o reposicionamento no índice de apenas 43,23%.

Para o vice-presidente da Enersul, Sidney Simonaggio, "esta decisão vem ao encontro de tudo o que já vinha sendo dito à mídia e aos tribunais, ou seja, que a cobrança excessiva da tarifa não foi culpa da Enersul. O erro, que somente agora teve seu responsável efetivamente identificado, acabou nesse meio tempo custando caro para a concessionária. Após a descoberta em 2007 de que a base de remuneração regulatória estava superestimada, a concessionária foi submetida a um desgastante questionamento por uma Comissão Parlamentar de Inquérito, além de responder a centenas de ações judiciais que pediam a devolução dos valores em dobro, por considerarem que o erro havia sido cometido por culpa da Enersul", pontua o diretor, lembrando que o processo administrativo já foi arquivado.

Para este ano, a Aneel aprovou o índice de 13,6%, a partir de 8 de abril, mas o encontro deste índice com o valor que ainda deve ser reembolsado ao consumidor anulou o aumento, ou seja, o rejuste será zero este ano.

Até chegar a este índice, foi considerado o reembolso de R$ 76,5 milhões aos consumidores, de um montante de R$ 150 milhões. Além disso, também foi levado em conta efeito financeiro de 4,99%, que contribuiu para rebater o índice.

Nos siga no Google Notícias