ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Plantão é alegria de quem pode “matar” dívida do IPTU no fim de ano

Programa de renegociação de débitos está na reta final e terá atendimento até dia 20

Aline dos Santos e Cleber Gellio | 17/12/2022 10:50
Atendimento do plantão do Refis a contribuinte na manhã deste sábado. (Foto: Marcos Maluf)
Atendimento do plantão do Refis a contribuinte na manhã deste sábado. (Foto: Marcos Maluf)

A possibilidade de entrar em 2023 sem dívidas atrasadas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com a Prefeitura de Campo Grande levou Luiz e Antônio ao plantão do Refis (programa de recuperação fiscal) neste sábado (dia 17). Enquanto o primeiro conseguiu “matar” a dívida do boleto deste ano, o segundo quitou 2022 e conseguiu pagar até o do ano que vem.

“Agora deu uma aliviada e vou matar essa dívida para ficar livre em 2023”, afirma o servidor público Luiz Mário Ferreira, 54 anos. Ele pagou cinco parcelas do imposto que estavam atrasadas.

O gerente administrativo Antônio Farias, 45 anos, aproveitou os descontos para regularizar o IPTU 2022 de imóvel no Jardim Enseada dos Pássaros. “Aproveitei que estava aqui e paguei 2023. Agora, IPTU só em 2024. O ano que vem vai ser para guardar dinheiro”.

A central de atendimento tem cem cadeiras para o público e ar-condicionado. Do lado de fora, foi montada tenda para acomodar contribuintes, caso a procura seja maior do que a lotação do auditório.

De acordo com a chefe da Divisão de Arrecadação, Djanira Magalhães, a principal dúvida é sobre a documentação para que o locatário renegocie os débitos quando for o responsável por pagar o IPTU do imóvel.

Ela explica que é preciso levar procuração do proprietário comprovando que está autorizado a fazer a negociação para parcelamento da dívida. “Sem essa procuração, não consegue fazer renegociação”, alerta Djanira.

Condições especiais - Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto será de 90%; já o parcelamento em até seis meses terá a remissão de até 70%. Para quem dividir os débitos em 12 vezes, o desconto será de 40%. A Central do Refis aceita cartões (débito e crédito) e PIX.

“Agora deu uma aliviada e vou matar essa dívida para ficar livre em 2023”, diz Luiz. (Foto: Marcos Maluf)
“Agora deu uma aliviada e vou matar essa dívida para ficar livre em 2023”, diz Luiz. (Foto: Marcos Maluf)

Serviço - Neste sábado, o plantão do Refis vai até às 16h, na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Marechal Rondon Cândido Mariano, 2.655, Centro. Não haverá atendimento no domingo. O serviço será retomado na segunda-feira e o programa de renegociação de débitos será encerrado na terça-feira. Nos dias 19 e 20, o expediente será das 8h às 18h.

A prefeitura também tem os seguintes canais para negociações: cobranca@sefin.campogrande.ms.gov.br  (email), telefone (67) 4042-1320 e dois WhatsApp: (67) 98478-8873 ou (67) 98471-0487.

"O ano que vem vai ser para guardar dinheiro", afirma Antônio, após quitar débitos. (Foto: Marcos Maluf)
"O ano que vem vai ser para guardar dinheiro", afirma Antônio, após quitar débitos. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias