ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Prefeitura regulamenta isenção de IPTU para imóveis locados a templos religiosos

Secretário de Finanças garante que medida abrange todas as religiões, enquanto MP instaura inquérito para apurar cobrança indevida aos cultos afro e ameríndios

Vanda Escalante | 04/03/2015 17:46

O MP (Ministério Público) de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (4), edital que informa a abertura de inquérito civil para “apurar eventual cobrança indevida de Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU, em face dos templos dos cultos Afro-brasileiros e Ameríndios do município de Campo Grande – MS”.

Na mesma data, o Diogrande (diário Oficia do Município de Campo Grande) traz publicado o Decreto nº 12.569, que “regulamenta a Lei nº 5.514, de 20 de janeiro de 2015, que dispõe sobre a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos imóveis locados, arrendados ou cedidos em comodato aos templos no município de Campo Grande - MS”.

A reclamação dos representantes das religiões chegou ao MP em setembro do ano passado, quando foi inclusive realizada audiência pública para debater a questão com as autoridades municipais. A imunidade tributária é garantida pela Constituição Federal aos templos de todas as religiões e cultos de qualquer natureza, mas o espaço em questão, destinado aos fins religiosos, deve ser propriedade da instituição religiosa. Ou seja, locais cedidos ou alugados estão fora da imunidade constitucional, tendo, porém, direito a isenção de impostos.

“Foi mera coincidência”, garante o secretário municipal de Finanças, Ricardo Vieira Dias. A lei que garante a isenção foi proposta pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Gilmar Olarte (PP). De acordo com o secretário, a regulamentação era necessária para que as novas regras pudessem ser logo postas em prática.

Pelo decreto publicado hoje, as os templos que pretendem a isenção têm prazo até o dia 10 de março de cada ano para entrar com a solicitação e documentação junto à prefeitura. No entanto, para o exercício de 2015, o prazo é 10 de junho.

O secretário explicou ainda que muitas instituições encontram dificuldade para obter o benefício da imunidade porque não têm a documentação em ordem. “A entidade que pleiteia a imunidade, e agora também a isenção, precisa existir legalmente e formalmente. Se estiver tudo em ordem, seja qual fora a religião, vai conseguir o benefício”, afirmou.

Entre as principais exigências para que a instituição religiosa se candidate à isenção do IPTU está a de apresentar cartão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e de que o local em questão seja utilizado para finalidade ligada à atividade religiosa.

Nos siga no Google Notícias