ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Representantes de religiões afros reivindicam isenção de IPTU em casas de culto

Liana Feitosa | 18/09/2014 20:24
A reunião foi promovida pela Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos do MPE. (Foto: Divulgação)
A reunião foi promovida pela Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos do MPE. (Foto: Divulgação)

Uma audiência pública reuniu representantes de comunidades afro-religiosas, da sociedade civil e de terreiros, assim como representantes da AFA (Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Meríndia) e da FECAMS (Federação dos Cultos Afro-Brasileiros e Ameríndios do Estado de Mato Grosso do Sul) na tarde de hoje (18) no prédio das promotorias de justiça, na Capital.

A reunião foi promovida pela Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos do MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) com o objetivo de promover a preservação da cultura afro-brasileira e o resgate religioso das comunidades de terreiros.

Para isso, a audiência discutiu, com mediação da promotora de justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, a cobrança de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) sobre templos dos cultos afro-brasileiros e ameríndios em Campo Grande.

Garantia - De acordo com a legislação brasileira, templos religiosos, de qualquer natureza, estão imunes à cobrança de IPTU. O direito é uma espécie de extensão da garantia ao livre exercício dos cultos religiosos e à proteção aos locais de culto e a suas liturgias, conforme assegura o artigo 5º da Constituição Federal.

No entanto, por sua vez, para que não sejam obrigados à pagar o imposto predial, as instituições religiosas precisam estar devidamente regulamentadas. As prefeituras, por exemplo, precisam ter acesso a documentos que comprovem que são instituições religiosas devidamente formalizadas para, só então, conceder o direito à imunidade.

Requisitos - Ter CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é um dos requisitos para ter acesso ao direito, todavia, muitas casas de culto afro-descentes e terreiros não possuem o cadastro. A solução, para alguns representantes da religião, seria conseguir, junto à prefeitura, isenção na cobrança do IPTU sem a obrigatoriedade do CNPJ, já que o cadastramento exige pagamento de taxas que inviabilizariam financeiramente a livre prática religiosa nos terreiros.

Apesar de a própria vertente religiosa ter divergências entre seus adeptos, os representantes dos cultos de matriz africana acreditam que a legislação brasileira precisa respeitar e atender as peculiaridades das práticas religiosas afro-descentes em específico. "Não somos nós que devemos mudar nossas estruturas religiosas, são as leis que precisam permitir nossa diversidade", disse o doutor doutor em História Mário Teixeira de Sá Junior, professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Prefeitura - Para o secretário secretário municipal de Receita da Capital, Ricardo Vieira Dias, a isenção pode, sim, ser concedida pela prefeitura. No entanto, normas precisam ser seguidas. "Quando é negada a imunidade é porque nós não podemos concedê-la sem que ela tenha previsão legal. Portanto, é mais simples ter o CNPJ e apreciar a situação de cada terreiro de maneira individual", orientou.

"O município e a secretaria de Receita, independente do prefeito que estiver à frente da administração da cidade, estão de braços abertos à atender toda e qualquer petição plausível e legal, de acordo com a lei", finalizou.

Além da presença do professor Mário Teixeira de Sá Junior e do secretário municipal de Receita, o evento contou com a participação do presidente da AFA, Leonel Monteiro; do advogado Ary Raghiant Neto, da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul; da professora Bartolina Ramalho Catanante, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul, Vanessa de Mesquita.

Nos siga no Google Notícias