ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Produtor de MS tem até 10 de janeiro para cadastrar área de plantio de soja

Procedimento anual é obrigatório e o não cumprimento pode resultar em multa

Por Elci Holsback | 05/12/2016 13:42
Área de produção prevista para a safra é de 2,5 milhões de hectares (Foto: Divulgação/Iagro)
Área de produção prevista para a safra é de 2,5 milhões de hectares (Foto: Divulgação/Iagro)

Termina no dia 10 de janeiro o prazo de cadastramento da área de plantio de soja safra 2016/2017. Segundo estimativa da Aprosoja MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho) a próxima safra deve alcançar área de produção de 2,5 milhões de hectares. Atualmente o Estado ocupa o 5° lugar no ranking nacional de produção da oleaginosa, sendo responsável por 7,6% da produção de soja neste ano.

Segundo informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) apenas 44% da área estimada pela Aprosoja, que é de 2.521 milhões de hectares, foi registrada até o momento. "No mesmo período do ano passado o sistema já tinha 59% das áreas cadastradas", avalia o Fiscal agropecuário da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Filipe Portocarrero Petelinkar. 

A agência informa ainda que o cadastro é realizado exclusivamente pela internet. O procedimento anual é obrigatório, de acordo com o decreto Nº 12.657, que prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática e deve ser realizado entre 1° de setembro e 10 de janeiro, logo após o encerramento da safra. O agricultor que não atualizar os dados ou não se cadastrar pode ser multado. 

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário