ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Produtores aprovam implantação de inspeção em Ribas

Redação | 24/11/2009 12:31

Em reunião com o médico-veterinário Rodrigo Olegário, na tarde de segunda-feira, empresários, comerciantes e produtores caseiros manifestaram interesse na implantação do Serviço de Inspeção Municipal em Ribas do Rio Pardo (94 km de Campo Grande). Os vereadores Manoel Lopo, Wilson dos Santos e Célia Pinto também afirmaram que vão votar a favor da proposta na Câmara.

Além da inspeção geral sobre produtos derivados do reino animal, como carne, leite, ovos, queijo e mel, a Prefeitura irá fazer inspeção de produtos caseiros, como doces, salgados, pães, bolos e biscoitos.

"Essa idéia nasceu da necessidade de se inspecionar o principal produto caseiro do município: a linguiça de Maracaju, vendida em toneladas em festa tradicional da nossa cidade", afirmou Olegário à assessoria de imprensa da Prefeitura.

O gerente do Núcleo de Prevenção a Saúde e Coordenador do Serviço de Vigilância Sanitária, Ivo Okasaki, explicou que não vê conflito de funções entre o trabalho dele e o trabalho do Serviço de Inspeção Municipal. "Nós fiscalizamos o produto quanto a sua comercialização e o SIM fiscaliza a forma com a qual este produto é feito."

Para o supermercadista Marco Costa, a mudança é benéfica. "Muita gente pode estar consumindo carne de vaca abatida clandestinamente e esse programa fará com que a população não corra mais este risco", disse.

O produtor Adão de Souza Pluma, que produz e vende mandioca empacotada, disse que o maior benefício será para o consumidor que terá garantia do produto.

Dois projetos de lei sobre o assunto serão enviados à Câmara: uma sobre a inspeção em produtos industrializados e outra para produtos caseiros.

Nos siga no Google Notícias