ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Receita tem movimento intenso no último dia para declarar o IR

Viviane Oliveira | 30/04/2014 12:43
Márcia passando por atendimento no estande montado na receita Federal, no Parque dos Poderes. (Foto: Cleber Gellio)
Márcia passando por atendimento no estande montado na receita Federal, no Parque dos Poderes. (Foto: Cleber Gellio)

No último dia para declarar o Imposto de Renda, o movimento foi intenso nesta manhã na Delegacia da Receita Federal, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis montaram um estande no local para ajudar o contribuinte. O prazo termina às 23h59 de hoje. Precisa fazer a declaração de IR quem teve, no ano passado, renda somada acima de R$ 25.661,70.

A pensionista Marta Oliveira de Souza Prestes, 50 anos, estava com dúvida se precisava declarar. Ela foi até o atendimento na Receita, foi informada que não era obrigada a fazer a declaração, mas tinha um dinheiro para receber. “Então preferi declarar para reaver o que está retido”, diz.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Uniderp/Anhanguera, Iara Marchioretto, uma das principais dúvidas é quem pode ser dependente. “Esposo, companheiro, união estável homoafetivo, quem tem a guarda de criança, quem paga pensão alimentícia”, explica. As despesas com escolas, odontológicas e médicas, também, precisam ser declaradas.

No Estado - Até às 11h de desta quarta-feira (30), pouco mais de 38 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul ainda não haviam prestado as contas com o Leão. Conforme o coordenador do Imposto de Renda do órgão na Capital, Antônio César de Campos, no total, 355 mil são aguardados pelo Fisco.

No Brasil, o volume era de pouco mais de 24 milhões de declarações dos 27 milhões esperados. Mesmo não tendo todas as informações necessárias em mãos, os especialistas recomendam que os contribuintes mandem a declaração ainda nesta quarta para evitar a multa. Conforme a Receita, a multa mínima é de R$ 165,74.

Os contribuintes que fizeram a declaração no fim do prazo também ficam por último na fila para receber a restituição, quando tem direito. O calendário de liberação dos lotes preve sete datas, no período de junho a dezembro de 2014. O valor a restituir é depositado na conta informada pelo contribuinte no formulário da declaração.

Terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

Nos siga no Google Notícias