A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

21/07/2010 13:32

TJ rejeita recurso da Natura para pagar ICMS em juízo

Redação

A disputa judicial entre a gigante do setor de beleza Natura e o Governo de Mato Grosso do Sul por causa do pagamento de ICMS teve mais um capítulo hoje. O TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul rejeitou o recurso da empresa contra decisão do próprio Tribunal que havia derrubado liminar permitindo o recolhimento em juízo do imposto devido pela Natura.

A empresa afirma que quer recolher o tributo em juízo por discordar da margem de lucro estabelecida pelo Estado para cobrança do ICMS, de 40%, que considera muito alto. O Governo, por outro lado, diz que a margem é até menor do que a regra que vale para todos os estados, de 60%.

A afirmação do Governo é de que a Natura, na verdade, quer transferir para seus consultores de venda a obrigação de pagar pelo tributo.

A empresa afirma que desde 2008 vem negociando com o Governo para mudar as regras e este decidiu ir à Justiça. Hoje, conforme Estado, a empresa não está recolhendo ICMS, apesar da decisão judicial contrária ao pagamento em juízo.

A empresa está incluída no regime especial, que estabelece o pagamento antecipado do tributo, com base em uma margem pré-estabelecida de lucro. Essa margem foi estimada em 40% e, segundo alega a empresa, não reflete o ganho real, que seria abaixo disso.

De acordo com o governo, a Natura quer reduzir essa margem para 22%, embasada em pesquisa encomendada à FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A empresa se manifestou publicamente sobre o assunto apenas em carta aos consultores de venda publicada também em jornais locais, dizendo que pretende continuar recolhendo o tributo em juízo enquanto estiver contestando as regras.

Dólar fecha em queda, cotado a R$ 3,71, de olho no cenário eleitoral
O dólar fechou a sexta-feira (19) em queda com o mercado ainda acompanhando o cenário eleitoral. A moeda caiu 0,26%, vendida a R$ 3,7125. Na semana, ...
Preço da gasolina cai 2% nas refinarias a partir de amanhã
A Petrobras anunciou hoje (19), em sua página na internet, que o preço do litro da gasolina ficará 2% mais barato em média nas refinarias de todo o p...
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 10,88% em 12 meses
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, subiu 0,97% na segunda prévia de outubro. A taxa é inferior ao 1...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions