A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

21/07/2010 13:32

TJ rejeita recurso da Natura para pagar ICMS em juízo

Redação

A disputa judicial entre a gigante do setor de beleza Natura e o Governo de Mato Grosso do Sul por causa do pagamento de ICMS teve mais um capítulo hoje. O TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul rejeitou o recurso da empresa contra decisão do próprio Tribunal que havia derrubado liminar permitindo o recolhimento em juízo do imposto devido pela Natura.

A empresa afirma que quer recolher o tributo em juízo por discordar da margem de lucro estabelecida pelo Estado para cobrança do ICMS, de 40%, que considera muito alto. O Governo, por outro lado, diz que a margem é até menor do que a regra que vale para todos os estados, de 60%.

A afirmação do Governo é de que a Natura, na verdade, quer transferir para seus consultores de venda a obrigação de pagar pelo tributo.

A empresa afirma que desde 2008 vem negociando com o Governo para mudar as regras e este decidiu ir à Justiça. Hoje, conforme Estado, a empresa não está recolhendo ICMS, apesar da decisão judicial contrária ao pagamento em juízo.

A empresa está incluída no regime especial, que estabelece o pagamento antecipado do tributo, com base em uma margem pré-estabelecida de lucro. Essa margem foi estimada em 40% e, segundo alega a empresa, não reflete o ganho real, que seria abaixo disso.

De acordo com o governo, a Natura quer reduzir essa margem para 22%, embasada em pesquisa encomendada à FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A empresa se manifestou publicamente sobre o assunto apenas em carta aos consultores de venda publicada também em jornais locais, dizendo que pretende continuar recolhendo o tributo em juízo enquanto estiver contestando as regras.

Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions