ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Trabalhadores da Embrapa entram em greve nesta terça

Redação | 01/06/2009 20:38

Os trabalhadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) de todo o País vão entrar em greve a partir de amanhã. O Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) convocou a paralisação como protesto à mudança na forma de cálculo do adicional de insalubridade.

Segundo o sindicato, a categoria é contra a retirada de quaisquer benefícios estabelecidos em acordos coletivos. O estopim para a paralisação foi o fato de a empresa ter se negado a neste ano calcular o valor do adicional de insalubridade com base no salário dos trabalhadores.

A diretoria da Embrapa informou que não aceita renovar essa cláusula e como se não bastasse, processou a folha de pagamento com o valor do benefício calculado sobre o salário mínimo.

Conforme a Embrapa, o acordo segue o que diz a legislação pertinente, mas o sindicato alega que o STF (Supremo Tribunal Federal) proíbe a utilização do salário mínimo-base até então adotado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e pela jurisprudência trabalhista.

Nos siga no Google Notícias