ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Três Lagoas vence Capital e recebe fábrica da Petrobras

Redação | 24/11/2009 12:14

A nova fábrica de fertilizantes da Petrobras, que prevê investimento de US$ 2 bilhões, deverá ser instalada em Três Lagoas, a 339 quilômetros da Capital. O município situado na divisa com São Paulo venceu Campo Grande na disputa pelo mega empreendimento, que Mato Grosso do Sul disputava com Mato Grosso.

O projeto da nova indústria foi apresentado hoje pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimetno, Reinhold Stephanes. Além de Três Lagoas, a empresa tem projeto para construir fábrica em Linhares (ES). A outra já foi está instalada em Sergipe.

"O governo está extremamente preocupado em tratar de uma questão estratégica que é o setor de fertilizantes, que como todos sabem somos altamente dependentes das importações, somos vulneráveis nessa questão", afirmou o ministro a jornalistas em um intervalo da reunião na qual também participaram a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

"O primeiro projeto em Três Lagoas já está todo planejado, mas nós já estamos com todas as plantas, seriam três plantas", disse o ministro sem dar detalhes, em entrevista ao Portal Terra. O ministro lembrou que o Brasil importa 71% dos fertilizantes que precisa e, com os projetos da Petrobras, "chegaremos praticamente à autossuficiência", informou.

"O Brasil tem jazidas suficientes, temos que apenas explorar as que já temos e explorar outras e fechar um marco regulatório sobre o potássio", ressaltou, sem deixar claro se o marco estaria vinculado ao marco geral do setor de mineração, em estudo no momento no Ministério de Minas e Energia.

A Petrobras saiu da exploração de potássio na década de 1980 e arrendou uma mina que possui em Sergipe para a Vale. Outra mina de potássio da estatal, em Nova Olinda, no norte do Amazonas, teve uma tentativa frustrada de arrendamento, sem nenhum concorrente.

Segundo Stephanes, a Petrobras apresentou a Lula e aos ministros o projeto da nova fábrica de amônia e uréia, usados na fabricação de fertilizantes no Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, que vai se juntar às unidades da Bahia e Sergipe.

A empresa produz ureia nas fábricas de fertilizantes nitrogenados do Pólo Petroquímico de Camaçari (BA) e do município de Laranjeiras (SE). A amônia produzida pela companhia é gerada a partir do gás natural nas mesmas fábricas.

O ministro informou que a Petrobras ainda terá que aprovar a nova fábrica no seu Conselho de Administração e não informou qual seria o tamanho do projeto.

De acordo com entrevista à Reuters em abril, a nova fábrica terá capacidade para produzir 1 milhão de toneladas por ano e o custo do projeto, que será totalmente da estatal, será de R$ 3,4 bilhões na cotação do dólar de hoje.

Nos siga no Google Notícias