ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Aplicativo que alerta para chuva forte e alagamento ganha espaço na SBPC

Programa fornece dados do clima e imagens de satélites em tempo real e venceu Prêmio Péter Murányi 2019 – Ciência e Tecnologia

Jones Mário e Fernanda Palheta | 25/07/2019 14:50
Luiz Augusto Machado, do Inpe, mostra funcionalidade do aplicativo (Foto: Fernanda Palheta)
Luiz Augusto Machado, do Inpe, mostra funcionalidade do aplicativo (Foto: Fernanda Palheta)

O pesquisador sênior e chefe da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Luiz Augusto Toledo Machado, apresentou o aplicativo “SOS Chuva” na manhã de hoje, em Campo Grande, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Integrado a estações meteorológicas de todo o Brasil, o programa fornece dados do clima e imagens de satélites em tempo real, e dispara alertas quando há chuvas fortes ou enchentes em determinados locais.

O aplicativo venceu o Prêmio Péter Murányi 2019 – Ciência e Tecnologia, criado para reconhecer trabalhos que atendam critérios como inovação, aplicabilidade prática, e impacto e benefício à população. A SBPC apoia a premiação e abre espaço na programação da reunião anual para divulgação do projeto.

O programa foi lançado em 2016. Segundo demonstra Machado, o usuário pode colaborar com o monitoramento e apontar como está o clima no local exato em que se encontra. Os dados em tempo real ajudam em tomar decisões simples, como sair ou não de casa, ou emergenciais, no caso de chuva ou alagamento extremo colocar em risco a vida de populações vulneráveis.

Aplicativo "SOS Chuva" emite alertas quando há chuva ou alagamento extremo (Foto: Fernanda Palheta)
Aplicativo "SOS Chuva" emite alertas quando há chuva ou alagamento extremo (Foto: Fernanda Palheta)

A bióloga Tatiene Zenni, 30 anos, acompanhou a exposição de Luiz Augusto Machado e não conhecia o aplicativo até então. "Acho essencial. A pesquisa está tomando cada vez mais o caminho de estar mais acessível para sociedade”, pontua.

A estudante de Farmácia, Tainá Oliveira, 19, também não sabia da existência do programa e baixou pouco depois da conferência. “Achei interessante. Olho previsão do tempo quase todos os dias no celular e é bom ter essas informações acessíveis”.

A estação de Jaraguari é referência para o aplicativo em Mato Grosso do Sul. Disponível para Android e IOS, o programa já foi baixado 167 mil vezes.

Evento - Maior evento científico da América Latina, a 71ª edição da Reunião Anual da SBPC é realizada pela primeira vez em Campo Grande, na UFMS, e segue com portões abertos até sábado (27). Serão pelo menos 250 conferências, palestras, rodas de conversa, oficinas e minicursos. As atrações são gratuitas. A programação do encontro está disponível aqui.

Nos siga no Google Notícias