ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Militar filmando evento da SBPC cria fake news

Anahi Zurutuza e Humberto Marques | 25/07/2019 06:00
MIlitar durante palestra da SBPC na terça-feira, em Campo Grande.
MIlitar durante palestra da SBPC na terça-feira, em Campo Grande.

Fake news - Foto de um militar filmando palestrante durante o encontro da SBPC, em Campo Grande, ganhou as redes sociais ao ser compartilhada com indignação por pessoas que acusavam o homem de tentativa de constrangimento e censura. Na verdade, pelo o que a coluna apurou, o militar registrava por conta própria a palestra do doutor em Neurociência Sidarta Ribeiro, ligado à entidade que organiza a feira de ciências e apresentava balanço das ações na área de ciência e tecnologia.

Indignação - Havia três militares na sala. Uma servidora pública chegou a se dizer constrangida com a presença, mas nenhuma reclamação formal chegou à coordenação da SBPC. O CMO (Comando Militar do Oeste) informou que há diversos militares participando do evento, já que a corporação tem stand por lá e está com quatro mostras.

Vizinho – A divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul lucrou com edital de concorrência internacional lançado pelo governador do estado vizinho, João Dória (PSDB), que prevê a concessão de 1,2 mil quilômetros de rodovias estaduais, incluindo trecho de 218 km de Piracicaba a Panorama - antigo ponto final de ferrovia e a poucos quilômetros de Brasilândia.

Distância – Doria quer investimentos de R$ 14 bilhões, em duplicação e implantação de mais 600 quilômetros, mediante concessão e pedágios. O trecho Piracicaba-Panorama já foi concedido, mas o contrato vence em 2020. A ele, serão somados mais 1.055 km ao longo de 62 cidades. Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul, matura-se a concessão da MS-306, na região de Chapadão do Sul.

Novo em MS - A escola de samba Deixa Falar já escolheu o samba enredo para o carnaval de 2020, que será lançado em agosto. Vai homenagear um novo morador de Mato Grosso do Sul, o cantor e compositor Renato Teixeira, que vive em Dourados.

Satisfeito? - A Agência Nacional de Energia Elétrica lançou pesquisa de satisfação de consumidores em 11 municípios sul-mato-grossenses. No total, são consumidores de 626 cidades no Brasil, que começam a ser consultados em 31 de julho pela empresa Qualitest – Inteligência em Pesquisa, de Vitória/ES.

Listinha - O estudo mostra o indice ANEEL de Satisfação do Consumidor. Na lista de MS estão Campo Grande, Paranaíba, Cassilândia, Terenos, Corumbá, São Gabriel do Oeste, Ponta Porã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Itaporã e Vicentina.

Pergunte - Para quem entrou na relação, a presidente do Concen (Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da Energisa-MS), Rosimeire Costa, dá a dica: "Responda a todas as perguntas e se não entender, peça que o pesquisador explique"

Em risco - Hoje, no Dia do Caminhoneiro, o Ministério da Saúde comprova que a profissão é uma das mais perigosas. No ano passado, o Seguro DPVAT indenizou 11.996 vítimas de ocorrências com caminhões e pick-ups em todo o país, 3 mil pagos em casos de morte.

Bicicletas públicas – Numa Campo Grande ideal, haveria serviço de empréstimo de bicicletas como alternativa sustentável para usuários do transporte coletivo saírem de um terminal e irem até outro ponto da cidade. Mas o “Sistema de Bicicletas Públicas” existe apenas no texto da lei que autoriza a prefeitura a criá-lo, sancionada ontem.

Nos siga no Google Notícias