ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Com 100 voluntários, pesquisa avalia impacto do uso do celular ao caminhar

“Nosso intuito é também alertar sobre o risco para o equilíbrio de fazer tarefas duplas”, diz professor

Por Aline dos Santos | 04/11/2023 15:59
Voluntária de pesquisa realizada pela UFMS. (Foto: Arquivo do pesquisador Gustavo Christofoletti)
Voluntária de pesquisa realizada pela UFMS. (Foto: Arquivo do pesquisador Gustavo Christofoletti)

Pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizam estudo para avaliar os impactos do uso de celulares no equilíbrio de pedestres.

“O objetivo é ver o impacto do uso do celular sobre o equilíbrio estático e dinâmico das pessoas, tanto na atividade de digitação de mensagens quanto na conversação, paradas em pé ou durante caminhada. Nosso intuito é também alertar sobre o risco para o equilíbrio de fazer tarefas duplas”, afirma o coordenador da pesquisa e professor do Instituto de Saúde Integrada, Gustavo Christofoletti.

De acordo com a universidade, a pesquisa tem cerca de 100 participantes, divididos em grupos para análise da caminhada com ou sem o celular, em ambiente controlado e em ruas, com a presença de obstáculos, irregularidades de calçadas e outras situações reais. Os grupos são formados por voluntários de idades e condições físicas distintas

Um dos equipamentos usados na pesquisa, o Baiobit, é de origem italiana e verifica a angulação e deslocamento, com análise da marcha por meio de sensores de movimentos. Parte da investigação também é feita com o Baroscan, que permite a análise da preensão plantar, a forma como ocorre a descarga do peso no pé de indivíduos parados ou andando, com ou sem o celular.

O estudo envolve professores e alunos do mestrado e do doutorado da UFMS e da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). O projeto recebe apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) e, mais recentemente, foi selecionada para recebimento de recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias