Com 2.451 bolsa em MS, inscrições para o Prouni terminam nesta sexta
Prazo encerra às 23h59 desta sexta-feira (4); Estado oferece menor número de bolsas do Centro-Oeste;
Termina às 23h59 desta sexta-feira (4) o prazo para inscrições no Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior no segundo semestre de 2025. Em Mato Grosso do Sul, estão disponíveis 2.451 bolsas, sendo 1.014 integrais e 1.437 parciais, o menor número entre os estados da região Centro-Oeste. A região reúne, no total, 23.050 bolsas distribuídas entre os estados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login da conta Gov.br. Durante o processo, o candidato deve fornecer um e-mail e número de telefone válidos, que serão utilizados para o envio de comunicados sobre os prazos e etapas da seleção. No momento da inscrição, também é necessário indicar se deseja concorrer na modalidade de ampla concorrência ou por meio de cotas, voltadas a pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pretos ou pardos.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo 211 mil bolsas em todo o país, das quais 118 mil são integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, e 93 mil são parciais, com 50% de desconto. Ao todo, 887 instituições privadas participam do programa, com mais de 370 cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O Prouni completa 20 anos em 2025 e, desde sua criação em 2005, já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes.
Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota acima de zero na redação. A participação no Enem deve ter sido regular; candidatos que se inscreveram como “treineiros”, ou seja, aqueles que fizeram o exame apenas para autoavaliação antes de concluir o ensino médio, não podem participar. Além disso, é obrigatório já ter concluído o ensino médio e não possuir diploma de curso superior.
O candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública; ter sido bolsista integral ou parcial em escola privada; ter estudado parte em escola pública e parte em escola privada na condição de bolsista; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, nesse último caso, apenas para os cursos de licenciatura e pedagogia, e sem exigência de limite de renda.
Para disputar bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo, o equivalente a R$ 2.277 em 2025. Já para bolsas parciais, a renda familiar por pessoa pode chegar a até 3 salários mínimos, o que corresponde a R$ 4.554.
O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, 7 de julho. A segunda chamada está prevista para o dia 28 de julho. Ambos os resultados poderão ser consultados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.