ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Com sumiço de alunos, Estado torna atualização obrigatória para matrículas 2021

Processo começa em 30 de novembro, mas até lá, cadastro deverá ser atualizado e aluno precisa comprovar permanência na escola

Lucia Morel | 26/10/2020 16:35
Escolas estaduais estão fechadas para aulas presenciais desde 23 de março deste ano. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Escolas estaduais estão fechadas para aulas presenciais desde 23 de março deste ano. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

As matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) para o ano escolar de 2021 começam em 30 de novembro, mas antes disso, diante do distanciamento de estudantes durante 2020, com a pandemia do novo coronavírus, será exigida atualização cadastral e comprovação de permanência, obrigatórias para alguns grupos.

Em transmissão ao vivo nesta tarde, a SED (Secretaria de Estado de Educação) apresentou os detalhamentos e ressaltou a necessidade de que os alunos comprovem que ocuparão alguma vagas no ano que vem.

O coordenador de informações gerenciais da SED, Alciley Lopes da Silva, disse que a atualização cadastral começou na semana passada, em 19 de outubro e segue até 12 de dezembro. A atualização é obrigatória para todos os estudantes que moram na área urbana e será feita pela internet, pelo Painel do Aluno, aqui.

Fonte: SED/MS
Fonte: SED/MS

Os alunos das áreas rurais, indígenas ou privados de liberdade terão seus dados atualizados do modo em que ocorre até agora, presencialmente nas escolas.

Já entre 23 de novembro e 18 de dezembro, é o prazo para a confirmação de permanência, obrigatória para todos os estudantes que pretendem continuar estudando na mesma unidade escolar onde estão atualmente matriculados.

No entanto, para que a vaga seja garantida a quem a requisitou, será necessária assinatura do pai ou responsável, indo até a unidade escolar para fazê-la.

“Com essa pandemia, percebemos que tanto e-mail ou celular e endereço dos nossos alunos estavam desatualizados, por isso implementamos o cadastro de atualização. E a confirmação de permanência feita pela internet não garante a vaga, e é preciso assinar o requerimento de matrícula na escola”, explicou Alciley.

O período de pré-matrículas começa em 30 de novembro e pode ser feita aqui.

Verificação de aprendizagem – Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio deverão fazer uma prova das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Isso para que seja verificado o nível de aprendizado do estudante e uma possível recuperação no ano que vem, além de capacitação dos professores nessa recuperação.

A prova não é obrigatória, mas de “extrema importância”, segundo representantes da secretaria. A avaliação deverá ser feita entre 3 e 8 de novembro e pode ser acessada aqui e aqui.

Nos siga no Google Notícias