ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Em escola onde 4 chapas disputam direção, pais votam sem conhecer todas

Parte dos responsáveis fizeram escolha baseada em indicação dos filhos, que são alunos

Por Cassia Modena e Natália Oliver | 30/11/2023 10:33
Alunos fazem fila para votarem; eles também têm direito a escolherem diretores (Foto: Juliano Almeida)
Alunos fazem fila para votarem; eles também têm direito a escolherem diretores (Foto: Juliano Almeida)

Localizada no Bairro Jardim São Conrado, em Campo Grande, a Escola Estadual Élia França Cardoso é uma das instituições onde a eleição para diretor e diretor adjunto, que ocorre hoje (30) em toda a rede de ensino estadual, é uma das que têm maior concorrência. São quatro chapas disputando os postos.

Mesmo com a ampla disputa, as eleições por lá não mobilizaram grande número de pais e responsáveis pelos alunos na primeira hora de votação. Entre as 8h e as 9h, a presença era tímida e não havia filas.

Os eleitores, tanto os ligados aos alunos quanto os membros da instituição, podem votar até as 21h. A expectativa de quem acompanhava as eleições na escola, nesta manhã, é que a participação aumente nos períodos da tarde e noite.

Como escolheram - A reportagem falou com mães que votavam por volta das 9h. Entre elas, a maioria escolheu uma entre as quatro chapas considerando indicação do filho que estuda na escola.

Conceição Beatriz Barbieri, 57, é uma delas. Participou do pleito pela primeira vez. A filha estuda na escola há um mês. "[Ela é] quem conhece o trabalho da pessoa e indicou. Estamos votando pela melhoria da escola", comentou.

Conceição tem filha estudando há um mês na escola (Foto: Juliano Almeida)
Conceição tem filha estudando há um mês na escola (Foto: Juliano Almeida)

A mãe Roberta Beatriz, 31, fez o mesmo. "Meu filho que falou para eu votar. Me convenceu. Não sabia em qual ia votar. Ele está todo dia na escola e sabe melhor", comentou. Ela aproveitou a ida na escola para votar e renovou a matrícula do filho.

Já Marineide Soares Vilela, 40, conseguiu conversar com integrantes de duas chapas e fazer a própria avaliação. Não foi possível falar com todos porque trabalha como técnica de enfermagem, às vezes de dia e às vezes à noite, e não teve tempo suficiente.

"Hoje de manhã, não trabalho, deu para fazer esforço e vir. É muito importante a gente participar porque é uma benfeitoria para os estudantes. E eu acho que não deve escolher qualquer um", disse Marineide.

Marineide fez questão de conversar com candidatos antes (Foto: Juliano Almeida)
Marineide fez questão de conversar com candidatos antes (Foto: Juliano Almeida)

Como funciona - Um dos pais ou responsáveis por estudantes da mesma família, os próprios alunos, professores, coordenadores e servidores do setor administrativo poderão votar até as 21h de hoje para eleger o diretor e diretor adjunto que assumirá a escola a partir de 2024.

Os pais e responsáveis devem procurar a própria escola do aluno para votar, levando um documento oficial com foto. A organização e supervisão das eleições são feitas por comissão formada em cada escola.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias