ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Para engajar eleitor, TSE lança pacote de figurinhas para WhatsApp

Além disso, há vários outros canais para tirar dúvidas, consultar zona eleitoral e até fazer denúncias

Nyelder Rodrigues | 16/10/2020 16:12
Intenção é manter eleitor interessado nas questões eleitorais (Foto: Ascom/TSE)
Intenção é manter eleitor interessado nas questões eleitorais (Foto: Ascom/TSE)

Na era dos memes e dos escândalos na política, o interesse do público pelo assunto é cada vez mais marcado por polarização e intolerância, situações que afastam parte dos eleitores das urnas e do debate. Pensando em tentar aumentar o engajamento, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou um pacote de figurinhas para o WhatsApp.

O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (16) como uma aposta para alimentar o interesse pelas eleições em 2020. Ao todo, são 23 figurinhas de cunho de orientação sobre horário e data em que ocorrerão as eleições, além de condutas proibidas e biossegurança.

"Fazer uso de todos os meios e formatos que se aproximem da realidade dos eleitores", frisa o ministro presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. A iniciativa envolve também a empresa que mantenedora do aplicativo WhatsApp.

Para baixar o pacote de figurinhas, basta acessar o link http://sticker.ly/s/A89J8J. Outra iniciativa conjunta é o chatbot Tira-dúvidas no WhatsApp, que visa facilitar o acesso do eleitor a informações sobre as eleições e checagem de fake news - o chatbot, que nada mais que um assistente virtual, pode ser acessado neste link wa.me/556196371078.

Denúncias e consultas - Também já está no ar o canal de denúncias sobre atividades eleitorais irregularidades, pelo aplicativo Pardal, específico para aparelhos celulares. Além disso, há também um canal específico para denunciar disparos em massa pelo WhatsApp, evitando os famosos 'spams' do período eleitoral.

Quanto às consultas, quem gosta de se antecipar e saber com antecedência se o local de votação mudou ou continua o mesmo, pode conferir na consulta de zonas eleitorais onde está inscrito para ir à urna e escolher vereador e prefeito em 2020.


Nos siga no Google Notícias