ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Em duas semanas, TRE-MS já recebeu 129 denúncias de propaganda irregular

Denúncias foram feitas por aplicativo em 27 cidades do Estado, com 43 ocorrências na Capital

Leonardo Rocha | 09/10/2020 10:21
Pardal é o aplicativo que recebe denúncias de propagandas irregulares (Foto: Divulgação - TSE)
Pardal é o aplicativo que recebe denúncias de propagandas irregulares (Foto: Divulgação - TSE)

Com duas semanas de campanha eleitoral, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul recebeu 129 denúncias de propaganda irregular dos candidatos a prefeito e vereador. Todas estas queixas estão sendo analisadas e se tiverem fundamento podem trazer punições aos políticos.

Na eleição deste ano as denúncias de programa eleitoral podem ser feitas pelo aplicativo “Pardal”, que se trata do sistema disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para avaliar estas infrações. Ele já está funcionando desde o dia 27 de setembro, quando começou a campanha.

Em Mato Grosso do Sul, foram 128 denúncias de propaganda irregular e mais uma direcionada (propaganda) às redes sociais. Ao todo as reclamações foram feitas em 27 cidades do Estado, tendo Campo Grande com mais ocorrências, chegando a 43.

Depois aparece a cidade de Douradina, com 15 denúncias, seguido por Dourados (11), Bonito (7), Jaraguari (6), Corumbá (6), Ponta Porã (5), Água Clara (4), Terenos (4), Porto Murtinho (4), Aquidauana (3), entre outros. (Confira a lista completa).

Aplicativo – A intenção de disponibilizar o aplicativo é para que os eleitores possam denunciar irregularidades (candidatos) e assim contribuir para apuração da Justiça Eleitoral, assim como Ministério Público.  O cidadão poderá enviar uma foto e relatório sobre a infração que presenciou.

Se houver denúncias sobre outras irregularidades, como “compra de votos”, ou doações e atitudes proibidas na campanha, pode fazer este relato diretamente ao Ministério Púbico Eleitoral, por meio do site da instituição. Já pelo aplicativo “Pardal”, o cidadão ainda pode acompanhar a continuidade do processo.

Nos siga no Google Notícias