ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 29º

Educação e Tecnologia

Pela primeira vez, UFMS abre inscrições para idosos em 107 cursos de graduação

Os interessados podem se candidatar de forma online até o dia 13 de fevereiro

Por Izabela Cavalcanti | 20/01/2026 10:44
Pela primeira vez, UFMS abre inscrições para idosos em 107 cursos de graduação
Monumento em frente à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Pessoas com 60 anos ou mais poderão ingressar nos cursos de graduação na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). As inscrições para os 107 cursos disponíveis serão gratuitas e os interessados podem se candidatar de forma online até 13 de fevereiro (clique aqui).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abre inscrições gratuitas para pessoas com 60 anos ou mais em 107 cursos de graduação. O processo seletivo oferece 157 vagas e as inscrições podem ser realizadas até 13 de fevereiro, com resultado final previsto para 24 do mesmo mês. A seleção será baseada em resultados do Enem ou Encceja (2018-2025), ou através do histórico escolar do ensino médio com carta de intenção. Os cursos serão oferecidos em dez municípios do estado, incluindo Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas. A iniciativa faz parte do Programa UFMS 60+, que visa promover o envelhecimento ativo e a inclusão social.

O resultado preliminar do processo seletivo inédito está previsto para o dia 19 de fevereiro e o final deve ser divulgado no dia 24 do mesmo mês, quando será publicada também a convocação para matrícula dos selecionados. Serão ofertadas 157 vagas.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, explicou que o processo seletivo será dividido em dois grupos e realizado com base nos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) nos anos de 2018 a 2025; ou pela apresentação do histórico escolar do 3º ano do Ensino Médio, junto com envio de uma carta de intenção sobre os motivos pelos quais têm interesse em ingressar na Instituição.

Aqueles candidatos que estejam ou que já estiveram regularmente inscritos na Unapi (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) da UFMS terão prioridade.

Os interessados passarão pela etapa de classificação conforme os documentos apresentados no momento da inscrição.

A reitora Camila Ítavo pontuou sobre o lado positivo da inclusão dos idosos na universidade.

“A Universidade se fortalece quando reconhece que o aprendizado acontece ao longo de toda a vida. A presença de pessoas com 60 anos ou mais nos cursos de graduação amplia o diálogo entre gerações, enriquece as experiências em sala de aula e reafirma o papel social da UFMS como uma Instituição aberta, democrática e comprometida com o envelhecimento ativo e cidadão”, disse.

Seleção - Os cursos disponíveis são: Matemática, Letras (Espanhol/Português e Inglês), Geografia, Pedagogia, Sistema de Informação, História, Engenharia de Produção, Enfermagem, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Administração, Medicina Veterinária, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Florestal, Agronomia, Educação Física, Educação Social, Filosofia, Música.

Também entram na lista Jornalismo, Audiovisual, Artes Visuais, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Engenharia de Alimentos, Relações Internacionais, Turismo, Processos Gerenciais, Física, Engenharia Física, Química, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Zootecnia, Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Cada curso varia por período e se é Licenciatura ou Bacharelado, chegando aos 107 disponíveis.

Os municípios onde terão as seleções são: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Programa "UFMS 60+" busca promover o envelhecimento saudável e ativo na universidade, por meio de ações que incentivem a participação e assegurem um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.