ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Pesquisa quer mapear influência de agropecuária e urbanização no Rio Aquidauana

Estudo pretende auxiliar na tomada de decisões do Poder Público para conservação do curso d'água

Jones Mário | 27/06/2020 21:29
Pesquisadores vão coletar água e sedimento do rio para análise (Foto: Divulgação/UFMS)
Pesquisadores vão coletar água e sedimento do rio para análise (Foto: Divulgação/UFMS)

Pesquisadores do campus de Aquidauana da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vão desenvolver pesquisa para monitorar e caracterizar as águas do Rio Aquidauana nos trechos urbanos entre o distrito de Palmeiras e os municípios de Aquidauana e Anastácio, distantes 135 quilômetros de Campo Grande.

Conforme divulgou a UFMS, o estudo pretende observar a influência da urbanização e a hidrologia nas condições físicas, químicas e biológicas das águas do rio, um dos principais afluentes do Miranda. A investigação é coordenada pelo professor Ricardo Henrique Gentil Pereira, que pesquisa corpos d’água na região há 18 anos.

Segundo o professor, o Aquidauana tem apresentado problemas ambientais relacionados ao intenso processo de ocupação irregular de suas margens, aliado à carga de resíduos despejados em suas águas.

A ocupação irregular de suas margens inicia-se na nascente, atravessando regiões com propriedades rurais destinadas à agricultura e criação de gado leiteiro e de corte”, relata Gentil Pereira, em entrevista ao site oficial da UFMS.

Segundo ele, o curso d’água recebe carga de resíduos tanto das fazendas quanto de esgotos domésticos dos municípios situados às duas margens.

A pesquisa deve se estender por dois anos. Na fase de campo, a investigação vai coletar água e sedimento do rio e também pretende analisar os organismos que habitam no fundo do Aquidauana, além da movimentação de suas águas.

O levantamento tem o objetivo de contribuir para a elaboração de documento que auxilie o poder público nas tomadas de decisões acerca da conservação do rio.

Nos siga no Google Notícias