ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Por forte calor, escolas da rede estadual suspendem aulas de Educação Física

Estudantes e servidores também foram orientados e levar garrafas de água para hidratação constante

Por Gabriel Neris | 12/03/2024 10:26
Movimentação de estudantes em frente de escola pública (Foto: Arquivo)
Movimentação de estudantes em frente de escola pública (Foto: Arquivo)

A SED (Secretaria Estadual de Ensino) determinou nesta terça-feira que as aulas de Educação Física sejam suspensas nas escolas da rede estadual, enquanto o período de calor extremo se mantiver.

Um comunicado foi enviado pela pasta a todas as unidades. Entre as orientações estão suspender os exercícios físicos e exposição solar, entre 10h e 16h. “Nos demais horários, os professores deverão priorizar a realização de atividades em locais com sombra e ventilação ou arborizados”, diz o comunicado.

As escolas também foram orientadas para que as atividades físicas “não exijam muito movimento e desidratação, com pausas para hidratação e descanso”. Estudantes e servidores também foram orientados e levar garrafas de água. As escolas devem oferecer alimentação mais leve aos estudantes, como verduras, legumes e frutas, que possuam bastante água em sua composição.

Conforme a medida, caso um estudante ou funcionário passe mal em decorrência do calor, a escola deve seguir um protocolo já utilizado na rede estadual, encaminhando a pessoa para local de boa ventilação, e no caso de estudante informa os pais ou responsáveis imediatamente, além de acompanhá-la até uma unidade de saúde mais próxima.

O Campo Grande News também procurou a Semed (Secretaria Municipal de Ensino) para saber quais medidas devem ser tomadas e orientações para os alunos neste período nas escolas municipais de Campo Grande, mas não houve retorno até o momento.

Na segunda-feira as temperaturas chegaram aos 35,8ºC em Campo Grande (com sensação de 38ºC), 38,6ºC em Dourados (com sensação de 41ºC), 38,1ºC em Jardim, 37,7ºC em Bonito, 35,1º em Dourados, 36,4ºC em Aral Moreira e 36,5ºC em Três Lagoas.

Para esta terça-feira e no decorrer da semana a máxima deve chegar aos 33ºC na Capital. Porto Murtinho pode chegar aos 38ºC nesta terça e 39ºC até sexta-feira. Corumbá tem máxima prevista de 37ºC pelos próximos dias. Outras máximas para esta semana de forte calor no Estado são de 36ºC em Três Lagoas, 34ºC em Ponta Porã e 36ºC em Dourados, estes dois últimos localizados na região sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias