ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Educação e Tecnologia

Sem alunos, professores voltam às atividades presenciais em 4 de fevereiro

São 12,5 mil profissionais em 345 escolas públicas do Estado em Mato Grosso do Sul

Lucia Morel | 30/01/2021 07:26
Aulas devem começar em março, provavelmente de forma online. (Foto: Governo de MS)
Aulas devem começar em março, provavelmente de forma online. (Foto: Governo de MS)

A partir de 4 de fevereiro, professores da rede estadual terão que cumprir expediente presencial. Resolução publicada na edição de ontem do Diário de Mato Grosso do Sul suspende artigos de outra normativa que liberava o trabalho remoto.

Segundo a secretária estadual de educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, a medida livra apenas profissionais a partir dos 60 anos de idade e com comorbidades, como previsto em decreto de março do ano passado, sobre as medidas de segurança a serem aplicadas no serviço público.

A resolução 3.833 de 28 de janeiro, publicada ontem, sustenta que “excetuam-se do trabalho presencial os servidores com mais de 60 anos e que sejam portadores de doenças crônicas que compõem grupo de risco, (...) devendo esses executarem suas atividades por trabalho remoto, se possível”.

Mato Grosso do Sul tem 12,5 mil professorem em 345 escolas. Conforme a secretária, todas as medidas de biossegurança serão adotadas e como não haverá alunos, terão muitas salas à disposição das atividades a serem desenvolvidas com os profissionais.

Em fevereiro, os professores deverão realizar a Jornada Pedagógica, inicialmente programada para ser online. Nela, os profissionais serão orientados e capacitados em relação ao Protocolo de Biossegurança a ser adotada quando as aulas presenciais voltarem.

“Vamos trabalhar com todos e depois de quatro dias da Jornada, vem a etapa do planejamento. Na Jornada vamos trabalhar as três vertentes de ensino: a presencial, a metade presencial e metade online e a 100% online”, disse Maria Cecília, dizendo que o protocolo também será parte das atividades.

O Protocolo de Biossegurança prevê acolhimento aos estudantes em quatro frentes: biossegurança, sócio-emocional, cognitivo e normativo. As aulas na rede devem voltar em março, provavelmente online.

Nos siga no Google Notícias