ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

UFMS abre inscrições para cursos de línguas estrangeiras com oferta de 795 vagas

Com turmas de inglês, espanhol, francês, inscrições estarão disponíveis até o dia 21 de março

Por Mylena Fraiha | 07/03/2024 16:49
Entrada do campus da UFMS, em Campo Grande, onde há vagas para aulas de língua estrangeira (Foto: Paulo Francis/Arquivo/Campo Grande News)
Entrada do campus da UFMS, em Campo Grande, onde há vagas para aulas de língua estrangeira (Foto: Paulo Francis/Arquivo/Campo Grande News)

Progeli (Programa de Extensão de Ensino de Línguas) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ) está com inscrições abertas a partir de hoje (7) para cursos presenciais e online de inglês, francês, espanhol, italiano, Libras (Língua Brasileira de Sinais), chinês e alemão.

Além disso, a UFMS irá ofertar oficinas de tradução e um curso gratuito de língua portuguesa destinado ao acolhimento de refugiados e imigrantes. As inscrições estarão disponíveis até o dia 21 de março e podem ser feitas por meio de um formulário online, por meio deste link.

As oportunidades são destinadas a pessoas a partir de 14 anos e estão abertas tanto para acadêmicos e servidores quanto para a comunidade externa. A taxa única de matrícula para os cursos iniciais e intermediários é de R$ 450, enquanto para os cursos de Libras e as oficinas o valor é de R$ 250.

Os recursos arrecadados serão destinados à produção e reprodução dos materiais didáticos utilizados nas aulas, assim como ao pagamento dos bolsistas envolvidos no projeto.

Vagas - Com mais de duas décadas de tradição na Universidade, o Progeli disponibiliza um total de 475 vagas para as aulas presenciais na Cidade Universitária, 40 no Câmpus do Pantanal, 40 no Câmpus de Aquidauana e 20 no Câmpus de Três Lagoas. Adicionalmente, estão sendo ofertadas 220 vagas para os cursos online.

Os cursos online abrangem aulas de inglês em sete turmas de nível iniciante e uma voltada para fins acadêmicos, além de turmas de língua chinesa, alemã e espanhola.

O Progeli reserva 5% do total de vagas de cada curso para alunos que comprovem vulnerabilidade socioeconômica pelo CadÚnico, com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo, oferecendo-lhes vagas gratuitas.

Outros cursos - Além dos cursos de línguas, o Progeli também oferece a oficina de tradução literária, que proporciona aos estudantes do Curso de Letras ferramentas técnicas para aprofundar seus conhecimentos linguísticos e literários.

Uma novidade do programa é o curso PLAC (Português como Língua de Acolhimento), destinado a facilitar a inclusão de estrangeiros na sociedade e no meio acadêmico. Este curso, que não possui taxa de matrícula, será oferecido de forma presencial na Cidade Universitária.

"É importante incluir a UFMS no processo de acolher e auxiliar os migrantes em Campo Grande. Por isso, o curso não tem taxa de inscrição. Além disso, oferecemos descontos nos cursos de Libras para incentivar ainda mais a inclusão", explicou Elton Furlanetto, coordenador do programa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias