ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 18º

Educação e Tecnologia

UFMS abre vagas em licenciatura em computação com foco na rede pública

Seleção contempla Campo Grande, Coxim, Corumbá e Ponta Porã para ingresso no 2º semestre

Por Inara Silva | 20/06/2026 10:47
UFMS abre vagas em licenciatura em computação com foco na rede pública
Símbolo e biblioteca da Universidade Federal de MS. (Foto: Divulgação)

Professores da rede pública de Educação Básica e profissionais da educação que atuam em escolas públicas de Campo Grande, Coxim, Corumbá e Ponta Porã são o público prioritário do processo seletivo especial para a Licenciatura em Computação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). As inscrições estão abertas até 26 de junho.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A UFMS abriu inscrições até 26 de junho para processo seletivo especial da Licenciatura em Computação, com 160 vagas presenciais e noturnas em Campo Grande, Coxim, Corumbá e Ponta Porã. O público prioritário são professores e profissionais da educação da rede pública. O curso dura oito semestres, terá residência docente no último ano e bolsa de R$ 750, visando formar docentes para Educação Digital e uso pedagógico das tecnologias.

Ao todo, são oferecidas 160 vagas, com 40 em cada município, para ingresso no segundo semestre de 2026. O curso será presencial, no período noturno, e tem como objetivo formar docentes para atuar com Educação Digital, pensamento computacional e uso pedagógico das tecnologias nas escolas.

Caso as vagas não sejam preenchidas pelo público prioritário, poderão concorrer candidatos que participaram de edições recentes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do Vestibular UFMS ou do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva). Também poderão concorrer pessoas que já concluíram o Ensino Médio e atendam às exigências previstas no edital.

Com duração de oito semestres, a graduação prevê residência docente na rede pública no último ano do curso, com bolsa mensal de R$ 750.

A graduação surge em um momento de expansão da Educação Digital nas escolas brasileiras. Com a obrigatoriedade do ensino de competências digitais na Educação Básica, cresce também a demanda por profissionais preparados para trabalhar temas como pensamento computacional, cultura digital e uso pedagógico das tecnologias.

De acordo com a diretora da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS, Daiani Tonetto, a formação foi estruturada para atender às necessidades das redes públicas de ensino. Segundo ela, os futuros licenciados estarão aptos a atuar na implementação da Educação Digital e Midiática nas escolas.

Serviço - As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela plataforma Quero Ser UFMS até 26 de junho.