ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Enquetes

As universidades devem exigir o passaporte da vacina?

Justiça vetou parecer do Ministério da Educação e instituições poderão cobrar a imunização de alunos

Guilherme Correia | 04/01/2022 08:51
Alunos fazem vestibular para entrar na UFMS. (Foto: Marcos Maluf)
Alunos fazem vestibular para entrar na UFMS. (Foto: Marcos Maluf)

Enquete desta terça-feira (4) pergunta aos leitores do Campo Grande News se concordam ou discordam de universidades obrigarem os alunos a apresentar comprovante de vacinação contra o coronavírus. Para responder, basta apenas votar com sim ou não ao final desta matéria ou na capa do jornal.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski suspendeu na semana passada despacho do Ministério da Educação que proibiu exigência do comprovante de vacinação em universidades e institutos federais.

Na decisão, ele afirmou que instituições de ensino têm autoridade para exercer autonomia universitária e podem, legitimamente, exigir a comprovação da imunização contra a covid-19.

A ação foi feita após documento publicado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que dizia que os estabelecimentos educacionais não podem exigir o documento como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais, o que configuraria uma obrigação da vacinação, avaliada pela pasta como possível apenas por meio de uma lei federal.

Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é contrário à vacinação obrigatória e por isso tenta impedir a exigência do comprovante.

Ao Campo Grande News, sindicatos de professores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) declararam ser contrários à proibição sugerida pelo Ministério da Educação e apoiam a imunização de alunos e demais profissionais de educação.

Enquete

As universidades devem exigir o passaporte da vacina?

Sim

67%

Não

33%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias