ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 28º

Enquetes

Enquete: 89% dos contribuintes não pretendem doar parte do Imposto de Renda

Valores doados são deduzidos do Imposto de Renda devido, contribuinte não paga nada a mais por isso

Por Raíssa Rojas | 13/05/2025 08:20
Enquete: 89% dos contribuintes não pretendem doar parte do Imposto de Renda
Aplicativo da Receita Federal em tela de celular sobre teclado de computador (Foto: Paulo Francis)

Ao doar parte da restituição do IR (Imposto de Renda), é possível ajudar e incentivar projetos sociais e culturais do país, tornando essa ação um ato solidário, porém não tão conhecido ou praticado. A enquete do Campo Grande News de ontem (12) apontou que 89% dos leitores não pretendem doar parte do que paga de Imposto de Renda para fundos sociais, enquanto outros 11% têm essa pretensão.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Enquete do Campo Grande News revela que 89% dos leitores não planejam doar parte do Imposto de Renda para fundos sociais, enquanto apenas 11% pretendem fazê-lo. A Receita Federal indica que menos de 3% dos contribuintes realizam doações via IR, principalmente por falta de informação. Durante a declaração, é possível direcionar até 6% do imposto devido para projetos sociais, culturais e esportivos. Pessoas jurídicas tributadas em lucro real podem destinar até 4% para projetos culturais ou audiovisuais e 1% para iniciativas esportivas, via leis de incentivo. O processo de doação pode ser realizado durante o preenchimento da declaração anual do Imposto de Renda.

Segundo dados da Receita, menos de 3% dos contribuintes fazem doações com o Imposto de Renda, sendo o principal motivo para isso a falta de informação.

No momento da declaração é possível escolher os projetos aptos a aceitar este recurso. Sobre a renda de cada cidadão incide um valor chamado Imposto Devido, que a pessoa deve direcionar ao governo conforme o seu rendimento anual. Este valor é pago pelo cidadão sob forma de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) ou após a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

É possível destinar até 6% do seu imposto enquanto pessoa física na opção pelo regime de deduções legais, como despesas com educação, saúde ou previdência privada.

No caso de pessoa jurídica, a empresa que deseja destinar parte de seus impostos a projetos sociais necessitam estar tributadas em lucro real. Pela Lei de Incentivo à Cultura e a Lei do Audiovisual, é permitido destinar até 4% do imposto devido. Como essas leis competem entre si, o contribuinte pode optar por direcionar 4% para uma delas ou dividir, destinando, por exemplo, 2% para cada. Já para a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, é permitida a destinação de até 1%. Confira o passo a passo de como doar parte do seu Imposto de Renda.

Enquete: 89% dos contribuintes não pretendem doar parte do Imposto de Renda

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias