ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

Maioria já flagrou alguém provocando incêndio em vegetação

Prática é considerada crime, que pode render multa e até prisão de até quatro anos

Adriel Mattos | 23/06/2022 08:07
Bombeiros orientam população a não descartar lixo e evitar fogo para limpar terrenos. (Foto: Divulgação/CBMMS)
Bombeiros orientam população a não descartar lixo e evitar fogo para limpar terrenos. (Foto: Divulgação/CBMMS)

A maioria dos leitores do Campo Grande News já flagrou alguém provocando incêndio em vegetação. Na enquete realizada na quarta-feira (22), 58% disseram que já presenciaram essa situação, que é crime.

Outros 42% nunca testemunharam tal ato. Nesta semana, a prefeitura de Campo Grande lançou a nova edição da campanha “Diga Não às Queimadas Urbanas – Agosto Alaranjado”.

“A prática de uso de fogo para limpeza de terrenos ainda é muito utilizada em nossa cidade, embora constitua crime, conforme a Lei municipal n. 2.909, de 28 de julho de 1992. Para haver mudança de hábitos a população precisa entender os danos causados pelas queimadas e se tornar agente multiplicador da informação”, declarou Mariana Godoy, coordenadora do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos.

O cidadão pode denunciar queimadas urbanas, mesmo sem flagrante, pela central 156 ou pelo canal digital Fala Campo Grande. Se houver flagrante, basta acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo 153, disponível 24h.

O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população a não lançar pontas de cigarro pela janela do veículo, limpar terrenos sem uso de fogo e não jogar lixo pelas ruas e terrenos. Incendiar terrenos baldios e pastagens é crime, conforme a Lei Federal 9.605/98. Quem for pego colocando fogo pode ser preso por até quatro anos, além de pagar multa.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias