ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Enquetes

Maioria não tomou remédios para "prevenir covid"

52% dos leitores que responderam enquete dizem não ter tomado medicações sem comprovação científica contra a covid-19

Guilherme Correia | 27/01/2021 07:35
Estoque de farmácia na Capital; ao fundo, comprimidos de cloroquina (em vermelho) (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Estoque de farmácia na Capital; ao fundo, comprimidos de cloroquina (em vermelho) (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Alguns medicamentos têm sido receitados por profissionais de saúde ou até por quem não trabalhe nessa área, como sendo os "milagres" contra a covid-19. Seja com objetivo de prevenir a doença, ou para reduzir os sintomas, essas soluções, até o momento, não possuem comprovação científica, mas ainda assim são utilizados por parte da população.

Entre os leitores que responderam a enquete, que se encerrou hoje, 52% diz não ter ido atrás dessas alternativas para se protegem do novo coronavírus. Os outros 48% afirmam que tomaram algum tipo de remédio na busca por um "tratamento precoce".

Conforme reportado na semana retrasada, remédios como a ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina tiveram aumento expressivo na venda de caixas em todo o Brasil, e no Mato Grosso do Sul a situação não é diferente.

Mesmo sem aval de autoridades de saúde, nem comprovação de que possa combater a essa doença, alguns são indicados por parte da comunidade médica para curar ou suavizar sintomas. No início da pandemia, o CNS (Conselho Nacional de Saúde) já alertava para os riscos do uso da cloroquina  e hidroxicloquina, por exemplo, medicações utilizadas contra a malária.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se posicionou contra o "uso rotineiro" da ivermectina para prevenção e tratamento da doença, e reforçou indicação apenas para uso conforme o que consta na bula, como no tratamento de escabiose e piolho.

Por fim, a azitromicina foi analisada em estudo da Universidade de Oxford, que concluiu que sua ineficácia para tratar sintomas iniciais do coronavírus. A pesquisa, feita por uma plataforma de estudos iniciada em março, analisou centenas de pacientes medicados com esse remédio, mas não foram verificados benefícios no tempo de recuperação.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos siga no Google Notícias