ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Enquetes

Maioria quer que "lista de vacinados" seja divulgada em MS

62% dos leitores que votaram em enquete concordam com essa ideia, enquanto os outros 38% são contrários

Guilherme Correia | 26/01/2021 07:35
Chegada de imunizantes anti-covid em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Chegada de imunizantes anti-covid em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Diferente de outras divulgações públicas, os balanços sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 têm mostrado apenas números de vacinados e outras informações mais amplas. Com a preocupação por aqueles que podem "furar a fila" da vacina, a dúvida que surgiu é: a lista com os nomes das pessoas vacinadas deve ser divulgada publicamente?

Mesmo que 62% dos leitores tenham respondido que concordam com essa divulgação, ao contrário dos 38% que se opõem a essa ideia, o tema divide opiniões nos comentários do Campo Grande News.

Para um deles, "a vacina deveria ser para quem quisesse e não essa burocracia toda", enquanto outro diz que "já devia estar no portal da transparência".

A comparação que alguns fizeram é em relação aos dados do auxílio emergencial, que tinham ampla divulgação com registros de nome e CPF (Cadastro de Pessoa Física), por exemplo. Isso só foi possível porque em maio, o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que o Ministério da Cidadania divulgasse quem recebe e quanto recebe do programa federal.

Manaus, capital do Amazonas, passou a publicar a lista de vacinados com nome, CPF, local de trabalho, entre outras informações, daqueles que tenham sido imunizados contra o coronavírus. Por lá, há diversos relatos e ocorrências de pessoas "furando a fila" da vacina - ou seja, pessoas fora dos grupos prioritários recebendo o imunizante.

"Sim, com certeza tem muita gente furando fila", diz um leitor, enquanto outra defende outro posicionamento: "isso é crime, divulgar qualquer informação de uma pessoa sem seu consentimento é CRIME, e tem todo um trâmite para divulgar até os tratamentos dentro da medicina".

Em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) solicitou ao Ministério Público que acompanhasse a aplicação das doses pelos municípios, de forma a "impedir que vacinem pessoas que não pertencem aos públicos prioritários". A pasta estadual também informou que serão feitas campanhas para evitar os "fura-filas", mas não mencionou nenhum tipo de lista com os dados dos imunizados.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Nos siga no Google Notícias