ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Para maioria dos leitores, imóveis históricos devem ser tombados

Além de reconhecer o patrimônio histórico, locais devem receber manutenção períodica para não cair no abandono

Por Clara Farias | 01/03/2024 08:06
Casa que foi da família Pedrossian é demolida na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (Foto: Thailla Torres)
Casa que foi da família Pedrossian é demolida na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (Foto: Thailla Torres)

Para 56% dos leitores, imóveis históricos deveriam ser tombados. Mas outros 44% vão contra essa ideia e defendem que a melhor escolha seria a demolição para que novos empreendimentos ocupem esses locais. Esse é o resultado da enquete do Campo Grande News desta quinta-feira (29).

Nas redes sociais do jornal, os leitores comentaram que os locais, além de tombados, deveriam continuar com atividades para não acabarem no esquecimento. Carlos Duarte reclama que imóveis antigos ficam "abandonados de propósito", e a solução seria a valorização dos locais, transformando-os em espaço cultural.

Mário Rodrigues comenta que em caso de morte do dono do imóvel, o ideal seria o tombamento. "A Afonso Pena sempre teve a fama das mais lindas casas de época e com moradores de grandes sobrenomes, seria ótimo sim, manter esse clima nostálgico na mais linda avenida da cidade", explicou o leitor.

Tombado e abandonado - Em 2023, o Campo Grande News recebeu reclamações de que os imóveis localizados no Centro da Capital, tombados como patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul, estavam abandonados e "à própria sorte".

A poucos metros da Feira Central, as casas viraram abrigo para moradores em situação de rua. Quem reside na região acredita que os imóveis deturpados facilitam a ação dos ladrões, que furtam a fiação do bairro.

Nesta semana, uma demolição trouxe de novo o assunto à tona. A casa do ex-governador Pedro Pedrossian, em estilo mexicano, foi por terra, após mais de 50 anos, acabando com parte da história da família e de um local que recebeu grandes reuniões políticas, inclusive, para a divisão e criação de Mato Grosso do Sul, em 1977.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias