Resultado: 91% dos leitores disseram que teriam uma arma de fogo em casa
Até 2022, Mato Grosso do Sul tinha arsenal de 24,6 mil armas registradas no Sistema Nacional de Armas
Em enquete realizada ontem (4), 91% dos leitores responderam que teriam uma arma de fogo em casa. Apenas 9% disseram que não. Até 2022, Mato Grosso do Sul tinha arsenal de 24,6 mil armas registradas no Sinarm (Sistema Nacional de Armas) da Polícia Federal, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023.
A Lei 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, condiciona o acesso a armas a pessoas que provem serem idôneas, ou seja, que não estejam respondendo a inquérito policial ou a processo criminal.
- Leia Também
- Em quatro anos, Exército liberou armas para 187 condenados de MS
- Ação contra empresário suspeito de venda ilegal de fuzis apreende 33 armas
Porém, entre 2019 e 2022, 187 condenados por crimes em Mato Grosso do Sul conseguiram ser CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Armas). O aval para comprar armas também foi emitido, renovado ou mantido pelo Exército para 75 pessoas com mandado de prisão. Os dados estão em relatório sigiloso elaborado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) sobre o controle das armas por parte dos militares no Brasil.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.