ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Centro Cultural realiza Oficina de Teatro para Crianças

Redação | 01/02/2010 12:22

Começa no dia 6 de fevereiro (sábado) mais uma etapa da Oficina de Teatro para Crianças, ministrada pela atriz e diretora teatral Ramona Rodrigues. O curso, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, vai até 12 de dezembro e é realizado todos os sábados, das 14h30 às 17h30. As vagas são limitadas.

Realizada pela "Cia. das Artes", a Oficina está no seu 16° ano e é dirigida a crianças e adolescentes com idade entre seis e quatorze anos. "Durante três horas semanais, os participantes serão estimulados a trabalhar de forma integrada a concentração, a sensibilidade e a criatividade, por meio de brincadeiras lúdicas", explica Ramona Rodrigues.

Segundo a diretora, as crianças terão oportunidade de desenvolver o raciocínio com atividades de potencialização de conhecimentos e responsabilidade, com exercícios e jogos teatrais. Entre as técnicas vivenciadas durante a oficina estão a desinibição, dicção, relaxamento, expressão facial e corporal e a interpretação. No decorrer do ano são promovidas intervenções com a participação do público, como varais de poesia, participação em saraus e performances teatrais.

O curso se encerra com a realização de um espetáculo teatral no teatro Aracy Balabanian, onde os alunos têm participação ativa na produção de cenário, figurinos e adereços e na concepção da peça de modo geral. Os alunos que se destacam durante a oficina são convidados a integrar o elenco fixo da Cia das Artes.

Uma das mais reconhecidas profissionais de teatro de Mato Grosso do Sul, Ramona Rodrigues atua há mais de 20 anos e já participou de diversas companhias teatrais. Trabalhou em escolas e instituições de fomento à cultura e artes em geral. Desempenhando seu papel de arte-educadora, a atriz/diretora usa toda a sua experiência não só para descobrir novos talentos, mas também para despertar a cidadania em crianças e adolescentes a partir da sensibilização proporcionada pela vivência cultural.

Já a "Cia. das ARTES" nasceu há nove anos com o intuito de pesquisar o universo artístico. Além de manter um ateliê constante de criação, pesquisa e elaboração de cenários, figurinos, adereços e bonecos, também abrange a produção de peças teatrais, shows musicais, exposições de artes visuais, oficinas e workshops. Um dos diferencias da companhia é a elaboração de ferramentas pedagógicas para auxiliar os profissionais de educação.

Serviço

Nos siga no Google Notícias