A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

22/11/2009 13:50

Delcídio lamenta morte de pintor sul-mato-grossense

Redação

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) lamentou a morte do pintor Jorapimo que morreu na madrugada deste domingo, no Hospital Universitário de Campo Grande, em conseqüência de doença renal.

Delcídio afirmou que o pintor era inigualável na arte de retratar o Pantanal. "Jorapimo representou e vai continuar representando muito para todos os sul-mato-grossenses, especialmente para nós pantaneiros. (...) Sem dúvida é uma grande perda para a arte de Mato Grosso do Sul e do Brasil", completou.

Sul-mato-grossense e pantaneiro, José Ramão Pinto de Moraes, conhecido como Jorapimo, iria completar 71 anos na próxima terça-feira.

Ele nasceu em Corumbá em 1937, começou a pintar na década de 1950, inspirado em Gauguin e Cézanne, Van Gogh, Lasar Segall, Anita Malfatti e Cândido Portinari.

O Pantanal era a sua grande inspiração e, em toda a sua obra, ele retrata a natureza em sua plenitude, a nostalgia dos casarios do Porto de Corumbá, as barcas e o dia-a-dia do homem pantaneiro.

Considerado pela crítica como introdutor da pintura moderna em Mato Grosso do Sul, Jorapimo foi um dos fundadores da AMA (Associação Mato-grossense de Artes). Ao longo da carreira, teve suas obras expostas no Japão, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Participou de diversas mostras coletivas e individuais em Campo Grande, Corumbá, Cuiabá, São Paulo, Rio Claro, Campinas e Vitória.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions